10 dicas práticas para superar adversidades quando a vida se tornar difícil

A vida não é fácil. Não importa o quão privilegiados sejamos e com quanta sorte sejamos abençoados, sempre encontraremos situações que nos desafiam, mais cedo ou mais tarde.

É assim que as coisas são.

Todos nós vamos sentir dor de cabeça, pesar , frustração e desespero, em graus maiores ou menores, em algum estágio de nossas vidas.





Quando você está em uma situação difícil, às vezes um bom e velho citação inspiradora realmente pode fazer você se sentir melhor. No entanto, às vezes qualquer fada do ar pode ser incrivelmente irritante.

Às vezes, o que você realmente precisa são de algumas dicas totalmente práticas para superar adversidades. Dicas que você pode colocar em prática e, ainda que gradativamente, perceber uma mudança.



Se você está lendo isso, é provável que as coisas não estejam indo muito bem para você no momento. Ou talvez você saiba muito bem o que é estar sem sorte ou receber más notícias, e deseja estar melhor preparado para a próxima vez que a vida der uma virada inesperada.

Seja qual for a sua situação atual, essas dicas o ajudarão a lidar com os tempos difíceis.

Eles não são uma solução única para todos, pois cada um de nós tem maneiras diferentes de responder às situações e superar os tempos difíceis. Mas apenas um deles pode ser a chave para proteger o seu bem-estar mental e físico enquanto enfrenta os muitos desafios da vida.



1. Dê a si mesmo tempo para processar eventos

Se você foi duramente atingido por más notícias, não espere se recuperar imediatamente. Não reprima seus sentimentos, mas, em vez disso, reserve um tempo e tente enfrentá-los de frente. Se você puder e sentir que precisa, não hesite em tirar uma folga do trabalho ou dos estudos.

2. Procure o suporte de que você precisa

Quer seja amigos próximos ou família que você contata, ou você recorre a ajuda profissional, certifique-se de falar com alguém. Nenhum humano é uma ilha e não devemos tentar passar por tempos difíceis sozinhos. É fácil ver pedir ajuda como um sinal de fraqueza, mas na verdade requer muita força.

3. Tente não morar

Como eu disse acima, é muito importante falar com amigos de confiança ou parentes próximos em tempos de adversidade. Tirar as coisas do seu peito pode ajudá-lo a processar como você se sente, já que muitas vezes temos momentos de clareza quando verbalizamos nossos pensamentos.

como se abrir para as pessoas

Jogue-se nessas discussões quando for a hora certa e você estiver falando com alguém que se preocupa com você, mas faça o seu melhor para ter certeza de que isso não se torne seu único tópico de conversa.

Pergunte às pessoas sobre suas vidas também e você descobrirá que isso é uma distração maravilhosa.

Se você perceber que seus pensamentos estão continuamente voltando para a situação que está enfrentando, certifique-se de ter muitas outras coisas em que pensar. Os podcasts são uma ótima maneira de manter seu cérebro ocupado.

4. Identifique as lições aprendidas

Eu sei que o velho ditado sobre nuvens e forros de prata é um pouco usado em demasia, mas é porque é verdade.

Por mais que possa ser incrivelmente frustrante ouvir que devemos procurar os aspectos positivos quando você está passando por uma fase difícil, há algo a ser aprendido na grande maioria das situações.

É durante os tempos difíceis que nos tornamos mais fortes e geralmente se tornar pessoas melhores . Tente identificar a habilidade precisa ou lição de vida que essa experiência lhe ensinou e pense em como você poderia usar o seu novo conhecimento na próxima vez que as águas ficarem um pouco agitadas.

5. Faça uma lista

Este é um exercício maravilhoso para fazer quando você estiver se sentindo mal. Tente escrever uma lista de profissionais. Tenho certeza de que seus contras podem durar para sempre, mas não é nisso que estamos nos concentrando aqui.

Escreva uma lista de todas as coisas que estão indo bem em sua vida. Esperançosamente, ver isso escrito no papel irá lembrá-lo de como você é sortudo de muitas maneiras.

Concentre-se nos detalhes, como os motivos precisos pelos quais você é grato por ter uma pessoa específica em sua vida, ou o que você ama em seu trabalho, ou a beleza que você vê ao seu redor.

Deixe todos os aspectos positivos fluírem de você. Se você realmente deseja capitalizar sobre isso, escreva uma nota para alguém que você valoriza, contando-lhes todos os motivos pelos quais eles são maravilhosos.

Você também pode gostar (o artigo continua abaixo):

6. Preencha o seu diário

Quando estamos nos sentindo para baixo, pode ser incrivelmente tentador apenas nos enrolar em uma bola e não faça exatamente nada . Tente evitar essa armadilha.

Enquanto você definitivamente deveria Prioritizar descansando e comendo bem, você deve se manter em um bom nível de ocupação, com planos de algumas noites por semana, juntamente com tempo de inatividade suficiente.

Dê uma olhada na lista que você fez acima. Faça planos para ver algumas das pessoas que você é grato por ter em sua vida e fazer algumas das atividades que você ama.

Você não precisa quebrar o banco se estiver com dificuldades financeiras, mas pense em maneiras de se divertir de graça ou quase de graça.

Mesmo que o seu principal problema seja que você está na verdade incrivelmente ocupado e estressado, dedicar um tempo conscientemente para fazer as coisas que você gosta de uma maneira descontraída pode ser o que respira a vida de volta em você.

7. Organizar e organizar

Você conhece aquela frase 'casa arrumada, mente arrumada'? Muitas vezes não percebemos o quão grande é o impacto que nosso ambiente pode ter em nosso estado de espírito.

Quando você está se sentindo deprimido, finalmente lidar com seu guarda-roupa transbordando e se livrar de todas as roupas que você não usa pode fazer você sentir que pode assumir qualquer coisa.

como sobreviver a um casamento miserável

Quando a vida fica agitada, limpar é muitas vezes uma das primeiras coisas a cair no esquecimento, e uma casa suja nunca conduz a uma mente calma.

Se você puder pagar por um, um limpador vale cada centavo. É uma coisa muito importante com a qual você não precisa se preocupar e, felizmente, significa que você está apoiando uma empresa local, para que possa se sentir bem consigo mesmo, liberar muito tempo e desfrutar de um ambiente doméstico mais tranquilo.

8. Defina metas diárias

Esta é uma ótima maneira de obter uma sensação de realização todos os dias. Eu não sei sobre você, mas minhas listas de tarefas costumavam ser compostas por objetivos muito grandes e abstratos que eu quase nunca tinha a satisfação de realmente marcar.

Quebrando tudo em objetivos menores e colocar as tarefas diárias, como lavar a louça, em sua lista significa que você realmente sente que está chegando a algum lugar.

Tente definir uma coisa para realizar para o seu desenvolvimento profissional, uma coisa para os outros, uma coisa prática e uma coisa que nutra sua alma todos os dias.

Isso pode tomar a forma de finalmente enviar aquele e-mail, encontrar um amigo que também está passando por um momento difícil, lavar a roupa e ler um capítulo de um livro.

Se essas quatro coisas não parecerem adequadas para você, adapte-as às suas necessidades específicas. Se você puder marcar quatro coisas todos os dias, então, seja o que for que esteja passando, a vida parecerá ter mais direção e propósito .

9. Reserve um dia de cada vez

A beleza de definir metas diárias é que concentra sua mente no hoje e apenas no hoje. Quando você está passando por um momento difícil, você realmente deve tentar apenas tirar um dia de cada vez.

Na verdade, entre na mentalidade de não apenas levando as coisas do dia a dia , mas hora a hora, e até minuto a minuto, se for preciso. Isto é um truque que os Navy SEALs usam para capacitá-los a suportar as condições mais difíceis e pode fazer o mesmo por você.

Ao dividir seu tempo em segmentos gerenciáveis, você se sentirá mais capaz de passar por cada um. Você não vai se sentir tão inundado e oprimido por tudo que a vida jogou em você e seu resiliência em face de circunstâncias desafiadoras vai crescer.

10. Exercício

Tenho certeza de que essa dica não é nenhuma novidade para você, mas as pessoas a falam muito porque é extremamente importante.

O exercício é importante nos melhores momentos, e ainda mais quando você está passando por qualquer tipo de momento desafiador em sua vida.

Quer você simplesmente caminhe, faça ioga básica, saia para uma corrida matinal, faça uma aula de exercícios ou vá para a academia, nada parece tão ruim quando seu coração está batendo e sua dopamina e serotonina fluindo .