Como o sono afeta o humor (e vice-versa) e o que você pode fazer a respeito

Você realmente não precisa ouvir que seu humor e seu sono estão correlacionados. Afinal, apenas uma noite de reviravoltas pode resultar em mau humor ou mau humor no dia seguinte.

No entanto, você já se perguntou por que isso acontece ou qual é a verdadeira ligação entre o humor e o sono?

Se sim, você está no lugar certo. Este artigo trata de todos os aspectos relacionados a esses dois elementos e determina como eles se afetam.



Também dá uma olhada em como esse relacionamento pode ser usado em seu benefício.

Vamos começar.

Qual é o impacto do sono em seu humor?

Agora, quando você conseguir a quantidade certa de sono , beneficia o seu bem-estar emocional, deixando-o de bom humor.

No entanto, se você perder o sono, é muito mais provável que tenha de lidar com emoções mais negativas.

Então, vamos dar uma olhada neste fenômeno.

Como o sono suficiente resulta em um bom humor?

A verdade é que não há muitas pesquisas sobre quão o sono afeta as emoções positivas, pois a maioria dos especialistas está interessada no efeito oposto.

Ainda assim, algumas pesquisas sugerem que a quantidade de sono que você consegue pode determinar seu humor e até mesmo sua personalidade.

como machucar uma pessoa narcisista

PARA amostra baseada na comunidade deu uma olhada no número de horas que os indivíduos dormiam e como isso afetou seu otimismo e senso de autoestima .

No tamanho da amostra de 1.805, constatou-se que as pessoas que dormiam entre sete e oito horas por noite relataram o maior nível de otimismo e autoestima.

Aqueles que receberam menos de seis horas ou mais de nove horas eram mais propensos a ter baixa autoestima.

por que Pat e Jen terminaram

Isso se encaixa com as evidências fornecidas pelo Fundação Nacional do Sono que os adultos deveriam ter entre sete e nove horas de sono todas as noites.

Assim, os indivíduos são capazes de se ver de uma maneira mais positiva quando dormem a quantidade certa.

Um exame do impacto do sono no bem-estar

Agora, se o sono resulta em bom humor, qual a importância dele para o bem-estar dos indivíduos, principalmente a longo prazo?

O contente com suas vidas e aqueles que não eram.

Outro estudo transversal que incluiu 736 participantes analisaram se o sono poderia triunfar sobre outros fatores psicossociais que levaram a um baixo bem-estar. Estes incluíram aspectos como sofrimento psicológico e tensão financeira.

O estudo provou que, quando os participantes dormiam o suficiente, ficavam mais propensos a experimentar uma sensação geral positiva de bem-estar.

Ao mesmo tempo, descobriu-se que um sono adequado também pode funcionar para superar o aspecto negativo gatilhos psicossociais que as pessoas vivenciam diariamente.

Como o seu humor é afetado por pouco sono?

Agora, vamos considerar o outro lado. Não há como negar que você tem mais probabilidade de ter uma reação negativa a várias situações quando não dorme o suficiente. No entanto, qual é a extensão desse fenômeno?

A resposta para isso pode ser melhor descrita examinando um estudo conduzido em residentes médicos. Os pesquisadores acompanharam os dois anos de residência de 78 indivíduos, anotando suas respostas às várias circunstâncias ao longo do dia.

Como esperado, os residentes com deficiência de sono eram mais propensos a reagir negativamente quando confrontados com situações desconfortáveis ​​ou perturbadoras.

O que era surpreendente, porém, era que mesmo situações satisfatórias ou positivas eram marcadas por emoções negativas.

Isso significa que, quando cansadas, as pessoas são menos capazes de sentir prazer do que se estivessem bem descansadas.

Você também pode gostar (o artigo continua abaixo):

Como partes do seu cérebro que controlam o humor são afetadas pelo sono

Com todos esses resultados em mente, vamos examinar como as partes do cérebro responsáveis ​​pelo humor funcionam quando você não dormiu o suficiente.

Um experimento revelador examinou como o cérebro respondeu a estímulos após a privação de sono.

Agora, as principais estruturas cerebrais a serem focadas aqui são a amígdala, o córtex pré-frontal medial e o locus coeruleus.

como fazer o tempo passar mais rápido no trabalho

A amígdala é uma estrutura do mesencéfalo responsável pela análise da emoção. Quando os participantes privados de sono viram imagens que variavam de insossos a horríveis, sua amígdala exibiu uma atividade consideravelmente maior do que o grupo de controle.

Assim, quando você não dorme o suficiente, é mais provável que seu cérebro tenha uma resposta significativa aos estressores.

As descobertas não terminaram aí, no entanto. Normalmente, a amígdala se comunica com o córtex pré-frontal medial do cérebro. Durante esse processo, seu cérebro é capaz de colocar as imagens e experiências que está vendo no contexto adequado.

No entanto, o que esse experimento mostrou foi que essa comunicação era menos prevalente.

Em vez disso, a amígdala estava interagindo mais com o locus coeruleus (do que com o controle). Essa área do tronco cerebral é responsável pela liberação de norepinefrina, que é um precursor da adrenalina. A adrenalina, é claro, é o que pode desencadear a reação de fuga ou luta em seu corpo.

Seus padrões de sono são influenciados por seu humor?

Não há apenas uma ligação unilateral entre sono e humor. Isso ocorre porque o humor tem tanto efeito em seus padrões de sono quanto vice-versa.

Assim, o quão bem você dorme pode ser determinado por seu estado emocional.

Seu corpo e cérebro percebem fatores estressantes e situações desagradáveis como ameaças . Isso significa que quando você se depara com situações estressantes, especificamente aquelas que você considera estar fora de seu controle , seu corpo entra em um estado de excitação.

Em essência, seu corpo está se preparando para uma resposta de luta ou fuga.

Agora, se as emoções negativas ou o estresse forem temporários, é improvável que afetem muito seu humor ou seus padrões de sono.

quais são os sinais de se apaixonar

No entanto, se você continuar a sentir essas reações adversas repetidamente, seu corpo continuará em um estado de alerta elevado.

Agora, como você pode imaginar, é muito difícil para você adormecer quando seu corpo está sendo constantemente estimulado.

Então, é assim que humores e emoções negativas podem perturbar seus padrões de sono. Isso, por sua vez, pode criar um ciclo vicioso.

Como utilizar a ligação entre o sono e o humor

A pergunta mais lógica, então, é o que você deve fazer com todas essas informações? Como você pode fazer um bom uso disso? Bem, existem algumas maneiras de fazer isso.

A mais óbvia seria melhorar seus padrões de sono para que durma o suficiente todas as noites.

Como mostra a pesquisa acima, é fundamental que você não durma menos - e não mais - do que sete a nove horas de sono se for um adulto.

Esses padrões de sono também devem ser seguidos de maneira consistente para ajudá-lo a manter um humor positivo.

Claro, como você aprendeu, é importante alterar seu humor para que você possa dormir bem em primeiro lugar.

No caso de você estar procurando soluções para melhorar seu humor, pode descobrir que as práticas baseadas na atenção plena podem melhorar sua qualidade de sono.

7 tipos de habilidades de escuta

Ao trabalhar com técnicas de relaxamento, como respiração e meditação, você notará que tem maior bem-estar emocional e é capaz de dormir mais profundamente.

Você também pode tentar repetir alguns afirmações positivas destinadas a ajudá-lo a superar o estresse e a ansiedade .

Os exercícios e a boa nutrição também são áreas essenciais que podem influenciar o seu humor e o funcionamento equilibrado do corpo e da mente, afetando assim o sono.

Como você pode ver, a relação entre sono e humor é complexa. Eles influenciam um ao outro, por isso é importante entender os dois lados da equação.

Essa ligação causal bidirecional pode levar a ciclos positivos e negativos em que o sono afeta o humor e vice-versa.

Somente entendendo esse link e trabalhando com ele você realmente poderá melhorar seu humor, bem como seus padrões de sono.