Como se aterrar com essas 4 técnicas de aterramento

Você pode ter ouvido falar muito sobre “aterramento” recentemente, mas pode não estar totalmente certo do que isso significa.

Vamos explicar como é quando você está não aterrado e como se reconectar se e quando se sentir desconectado.

O que significa não ter aterramento?

Existem algumas maneiras diferentes de se sentir sem chão, mas a definição geral é quando você se sente desassociado: como se você estivesse flutuando em todas as direções e não tivesse uma conexão forte com nada.





Você pode ter dificuldade de concentração e estar no momento presente , e você pode não ter um forte senso de identidade.

Pequenas coisas que você normalmente ignora podem incomodá-lo profundamente, e você pode sentir que está em um Montanha Russa emocional , incapaz de controlar seus pensamentos e sentimentos.



Para algumas pessoas, se não estão se sentindo emocionalmente fundamentadas, ficam ansiosas. Suas mentes giram em 'e se?' espirais, e eles têm dificuldade para se acalmarem.

Além disso, os comportamentos de outras pessoas podem ser levado pessoalmente em vez de visto de uma perspectiva mais neutra.

O que faz com que alguém se torne desenraizado?

Uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas ficam sem aterramento é porque elas se desassociam como um mecanismo de enfrentamento.



Eles aprenderam que se e quando se sentirem estressados, ansiosos, com raiva ... qualquer emoção que associem a algo desagradável ... eles podem simplesmente 'se desconectar' do que estão sentindo para que possam superar isso.

série sobrevivente bret hart vs shawn michaels 1997

O problema aqui é que é muito difícil se reassociar depois que uma pessoa se destravou.

A desassociação pode tornar mais fácil lidar com certas situações no momento, mas pode ter efeitos prejudiciais a longo prazo.

A incapacidade de processar emoções e uma notável falta de consciência das necessidades físicas são apenas alguns dos problemas que podem surgir quando não se está ancorado em seu corpo, presente e atento.

Pessoas com PTSD, ou que tiveram infâncias difíceis, tendem a lidar com a falta de ancoragem com bastante frequência.

Muitos recuaram para a imaginação e o reino da fantasia para escapar das dificuldades que foram forçados a enfrentar, porque estar presente era muito doloroso ou traumático.

A cura profunda e central é necessária para restabelecer uma ligação saudável mente-corpo-espírito, e as técnicas de ancoragem são um aspecto vital desse processo de cura.

Técnicas de Aterramento

Se você achar que está em uma espiral e está tendo muita dificuldade em estar presente, tente algumas das técnicas a seguir.

Nem todos vão funcionar para todos, mas você deve ser capaz de encontrar pelo menos um que possa ajudá-lo a se reconectar em um espaço mais calmo e presente.

Meditação dos Cinco Sentidos

Este é ótimo sempre que você precisa encontrar um pouco de calma na tempestade da vida, mas é especialmente eficaz quando você está se sentindo ansioso.

Como pode ser difícil simplesmente retornar seus pensamentos ao momento presente, tente se concentrar em coisas que sejam um pouco mais tangíveis: o que você pode ver, ouvir, sentir, saborear e cheirar.

Faça para si uma xícara de sua bebida quente favorita, pois seu calor e sabor familiar irão acalmá-lo.

Segure-o em suas mãos. Concentre-se inteiramente nas sensações que você sente em suas mãos: a textura da xícara em que está. É cerâmica áspera? Porcelana lisa?

Sinta o calor emanando dele e imagine-o subindo pelos braços, pelos ombros e por todo o corpo, aquecendo-o direto até a medula.

Em seguida, feche os olhos e inale o cheiro dele. Se for café ou chá, tente escolher as notas individuais presentes. Você sente o cheiro de um beijo de bergamota em Earl Grey? Ou notas de nozes e chocolate em um café mocha?

Se você adicionar leite aromatizado, poderá sentir o cheiro desses aromas também? Amêndoa ou baunilha? Visualize o vapor subindo e enchendo você de calma e paz.

Agora, tome um gole. Beba devagar, com atenção, saboreando as sutilezas de cada garfada.

O que você pode provar? Tal como acontece com as observações de cheiro, tente escolher os vários sabores em tudo o que você está bebendo.

Cada gole será um pouco diferente ... você sente gosto de canela neste gole? Esse aqui tem um pouco mais de açúcar? Ainda está quente ou esfriou um pouco?

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Mantenha os olhos fechados e, enquanto bebe, concentre-se no que pode ouvir ao seu redor. Há um ventilador soprando por perto ou o estalo da lenha na lareira?

Voce esta tocando musica Você ouve os pequenos cliques das unhas dos pés do seu animal de estimação no chão? Ou pássaros cantando lá fora?

Tente anotar três coisas diferentes que você pode ouvir.

Finalmente, abra os olhos. Olhe ao seu redor e observe que você está seguro onde está.

Você pode se dar uma tarefa, como procurar cinco itens de uma determinada cor, ou então examinar realmente algo próximo. Você já parou para olhar realmente para o seu sofá? Como você descreveria seu estofamento? Sua forma? Quantas almofadas tem?

Ao se concentrar em sensações e observações tangíveis, você evita que sua mente gire em uma espiral descendente. Você permanece totalmente presente - você está aqui, neste momento, nesta respiração. Seguro e calmo.

Aterramento

Você já notou aqueles vídeos em que as pessoas exaltam os benefícios de andar descalço sobre a terra?

Acontece que aquele cara hippie na faculdade que sempre andava descalço estava na verdade fazendo algo imensamente benéfico.

O ciência do aterramento está em constante evolução, mas cada vez mais estudos (geralmente de design duplo-cego para garantir a qualidade dos resultados) apontam para vários benefícios à saúde.

Tire os sapatos e as meias e passe algum tempo andando descalço no solo, areia ou grama: qualquer área natural ao ar livre.

Pessoas que fazem isso regularmente relatam um aumento significativo em seu bem-estar: e o crescente corpo de evidências sugere que eles estão mais calmos, adoecem com menos frequência e até mesmo dormem melhor do que antes.

(Observação: estudos adicionais devem e estão sendo realizados para expandir o corpo de evidências existente e para replicar / confirmar descobertas anteriores.)

Essa prática os aterram literalmente da mesma maneira que um pára-raios aterram a energia elétrica.

Estamos tão acostumados a trabalhar com sapatos e botas o tempo todo que você pode nem se lembrar da última vez que esteve descalço na grama ou no solo.

Se você não tem um quintal, vá a um parque público e divirta-se.

Não se preocupe com o que outras pessoas podem pensar se virem você amassando os dedos dos pés no solo: elas estão focadas em suas próprias coisas e provavelmente não prestarão atenção em você.

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Se você tem vergonha de andar descalço, sente-se na grama (ou trevo ou musgo). Traga um cobertor e um livro e descanse os pés na beirada para que entrem em contato com a terra.

Em seguida, observe como você se sente incrível mais tarde.

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Isso também tem a ver com ter os pés firmemente plantados no chão, mas em vez de ficar descalço, você anda em um ritmo regular e confortável.

Como um metrônomo usado na hipnose, as sensações (e sons) medidos de seus pés batendo no chão são imensamente calmantes e podem trazer pensamentos e emoções dispersos de volta ao centro.

Busque um ritmo que você siga quando não estiver com pressa para chegar a lugar nenhum e concentre toda a sua atenção na consciência corporal.

Esteja ciente da sensação de rolamento sob seus pés à medida que eles se movem sobre o pavimento. Observe se é uma sensação suave que toda a sua sola pode sentir? Ou você sente isso principalmente no calcanhar, na borda externa do pé e nos dedos dos pés?

Concentre-se nos tornozelos. Eles parecem apertados? Ou eles estão soltos e relaxados?

E quanto às suas panturrilhas e canelas? Concentre-se realmente em como é sentir enquanto os músculos da panturrilha alternam entre contrair e relaxar.

E agora seus joelhos e coxas. Qual a sensação do tecido da roupa em contato com a pele enquanto você caminha? Escova levemente ou gruda? Você está ciente disso? Qual dos músculos da coxa você mais usa ao caminhar?

Mantenha essa consciência subindo pelo corpo o quanto quiser. Você pode parar na altura do abdômen, continuar indo para os braços e costas, ou mesmo subindo até a sensação do sol ou do vento na cabeça. Depende inteiramente de você.

Depois de fazer este tipo de meditação ativa da atenção plena, pare por alguns minutos e respire profundamente.

No caminho para casa, pense em um único problema que está pesando sobre você e tente abordá-lo de um lugar de neutralidade - como se você fosse um observador externo observando à distância.

Você provavelmente descobrirá que agora tem uma perspectiva diferente sobre isso e pode trabalhar com isso com calma, em vez de ser dominado pela emoção.

Enraizamento de Chakra

Este é particularmente importante se você sentir que não está espiritualmente ancorado.

Os sinais e sintomas que indicam que você precisa de aterramento espiritual incluem tontura, vertigem ou desmaio, sentindo-se emocionalmente e / ou fisicamente esgotado , sendo incapaz de se concentrar e perdendo a noção do tempo.

Muitas pessoas espirituais (também hippie) são frequentemente acusadas de serem “esquisitas” ou “desordenadas” porque estão realmente focadas em abrir seus chakras superiores e não passam tempo suficiente prendendo os inferiores.

Os chakras da coroa e do terceiro olho são muito importantes para o crescimento espiritual, mas, a menos que seu chacra raiz esteja firmemente ancorado na terra, você acaba ficando desequilibrado e indisposto.

Felizmente, isso é facilmente resolvido.

Sente-se no chão ou em uma cadeira confortável com os pés apoiados no chão à sua frente. Respire profundamente algumas vezes: conte até quatro, prenda a respiração contando até quatro e expire contando até oito. Faça isto algumas vezes.

Agora, concentre-se em seu chacra raiz. Visualize-o como uma bola de luz vermelho-rubi ao redor do cóccix ou do períneo.

Veja aquela bola brilhante tão claramente quanto você pode em sua mente e, em seguida, visualize um cordão, ou algo como uma raiz de árvore, descendo de seu corpo para a terra.

Veja-o se movendo através da crosta terrestre, descendo através de camadas de solo e húmus ... descendo, descendo através de camadas de rocha, direto para o núcleo derretido da terra.

Imagine outro rubi grande - o gêmeo do que está dentro de você - bem no meio daquele núcleo derretido.

Agora imagine o cordão que você enviou para baixo e veja-o se estendendo e se enrolando em volta do rubi, prendendo você bem no centro da Terra.

Agora, veja uma luz dourada (como filigrana de ouro entrelaçada) enrolando-se no meio daquele rubi, para cima e ao redor de seu cabo de aterramento.

Veja-o se enrolar, para cima, para cima, criando um umbigo brilhante que puxa a energia do coração da Terra para o seu corpo e se fecha em torno do rubi dentro de você.

Faça esta meditação diariamente por uma semana ou mais, e veja se ela o ajuda a se sentir mais ancorado e capaz de se concentrar nas tarefas do dia a dia.

Como posso permanecer aterrado agora?

Se você achar que uma dessas técnicas de aterramento funciona bem para você, faça questão de repeti-la regularmente.

Por exemplo, se você vive em um clima mais quente, onde pode andar descalço ao ar livre quase diariamente, faça isso.

Se a técnica de enraizamento dos chakras é a que ressoa melhor com você, dedique um intervalo de tempo uma ou duas vezes por semana para repeti-la.

levando um dia de cada vez

Algumas pessoas preferem carregar ou usar um item que as lembre de se aterrar.

Pulseiras ou amuletos mala de pedra semipreciosa são ideais para isso, já que você pode literalmente segurar a pedra (que vem da Terra, então ela já está aterrada) e tomar nota de seus atributos físicos.

Isso pode ajudar a trazê-lo de volta à Terra quando estiver se sentindo volúvel.

Shungita, hematita, jaspe, quartzo fumê, turquesa, ágata musgo e obsidiana são algumas das melhores pedras para auxiliar no aterramento.

Obsidiana e jaspe também são ideais para fortalecer o chakra da raiz - junto com cornalina vermelha, pedra de sangue e turmalina preta.

Certifique-se de que está ingerindo ferro e outros minerais suficientes em sua dieta e tente garantir um descanso adequado. Alimentos como raízes, nozes e sementes são úteis para isso, e o chá de raiz de dente de leão também pode ser benéfico.

Quando você comer, coma. Não coma na frente da TV ou do computador, mas concentre-se em cada mordida que der, saboreando texturas e sabores. Esteja o mais atento e presente possível.

Com o tempo, essa atenção se tornará mais como uma segunda natureza e, entre uma alimentação saudável e a prática do autocuidado adequado, você sem dúvida descobrirá que está se sentindo muito mais calmo, mais seguro consigo mesmo e mais fundamentado do que nunca.