Por que eu me odeio tanto? Como posso parar esses sentimentos?

Você não gosta da pessoa que olha para você quando você se olha no espelho.

Você iria tão longe a ponto de dizer que odeia essa pessoa.

E antes de ler mais, diga a si mesmo que a partir deste momento, tudo bem se sentir assim.





Muitas pessoas vão te dizer que você está errado em se odiar ...

... que você tem tanto pelo que viver.



… Que você é uma pessoa bonita.

... que você pode ser o que quiser.

E outras declarações ou comentários bem-intencionados.



O problema é: não é assim que você se sente agora.

E embora haja alguma verdade em cada uma dessas declarações, não é algo que você é capaz de aceitar ou acreditar.

Ao dizer que você está errado em se odiar, essas pessoas estão perdendo o ponto completamente.

E, no mínimo, podem estar fazendo você se sentir pior.

Afinal, ninguém gosta de ter seus sentimentos invalidados. Ninguém quer ouvir que está errado por sentir o que sente.

Portanto, ao ler este artigo, lembre-se de uma coisa:

Se, neste preciso momento, você se odeia, possua esse sentimento. Não permita que outras pessoas banalizem seus sentimentos. E não permite sua própria mente para banalizar o seu sentimento.

Seu sentimento é real.

Seu sentimento é difícil.

Seu sentimento é algo que você conhece melhor do que ninguém - mesmo aqueles que podem ter sofrido (ou ainda estão sofrendo) de maneira semelhante.

Agora, vamos continuar.

Neste artigo, exploraremos alguns dos motivos mais comuns pelos quais você pode estar sentindo ódio de si mesmo.

Veremos como isso pode se manifestar em sua vida e os comportamentos de auto-reforço resultantes.

E discutiremos alguns caminhos potenciais para você explorar que podem ajudá-lo a parar de se odiar algum dia no futuro.

Vamos primeiro perguntar por que ...

Por que eu me odeio?

Quando você alcançar um ponto de auto-aversão em sua vida, pode ser difícil descobrir como você chegou lá.

Talvez você tenha se sentido assim desde que se lembra. Ou talvez seja algo que cresceu ao longo do tempo.

Mas de onde veio esse sentimento de ódio por si mesmo?

É importante notar que os pontos a seguir devem ser considerados apenas como possíveis razões pelas quais você pensa sobre si mesmo da maneira que o faz.

Você pode encontrar algumas respostas aqui ou não.

Se algo que você lê parece relevante para a sua situação, pode lhe trazer algum tipo de alívio.

Mas esteja ciente de que também existe o risco de que isso possa desencadear mais sentimentos prejudiciais à saúde.

Se isso acontecer, pare de ler e procure ajuda direta de um terapeuta ou conselheiro qualificado na primeira oportunidade. Eles serão capazes de fornecer suporte em um ambiente seguro e atencioso.

Se você está em crise e acredita que pode representar um risco para si mesmo, pare de ler e contate o salva-vidas da crise em 1-800-273-8255.

Como você pensa sobre si mesmo é altamente crítico

Você pode se odiar porque critica todos os seus aspectos.

Talvez isso pareça óbvio para você. Claro que você se critica - você se odeia.

Mas o que veio primeiro: o ódio ou a crítica?

Ao ler o restante deste artigo, você verá por que essa pergunta é tão importante. Porque nem todas as críticas vêm de dentro.

Você pode odiar sua aparência ou o fato de se achar chato ou estúpido ou qualquer outra coisa ...

... mas há uma boa chance de que pelo menos algumas dessas críticas começaram como uma influência externa em sua vida.

Em outras palavras, outra pessoa disse coisas negativas sobre você e para você.

Mas vamos voltar a isso mais tarde. Por enquanto, vamos ficar com o ponto de que você é, aqui e agora, altamente crítico de si mesmo.

Isso ocorre porque a maneira como você pensa a respeito de si mesmo como pessoa está desalinhada com a realidade.

Em psicologia, o termo auto-conceito é usado para incluir todas as maneiras que você pensa sobre si mesmo: sua autoimagem, sua autoestima e seu eu ideal (a pessoa que você gostaria de ser).

Todas essas 3 coisas interagem umas com as outras e, no seu caso, podem se reforçar negativamente.

Talvez você se ache feio (autoimagem negativa), o que faz você se sentir desagradável (autoestima), e gostaria de ser mais atraente (seu eu ideal).

Mas cada vez que deseja ser mais atraente, você alimenta a ideia de que é feio e a sensação resultante de não ser digno de amor.

Eventualmente, você não será mais capaz de ver a realidade honesta de sua situação porque esse ciclo de feedback negativo mudou sua opinião sobre você mesmo para o extremo oposto de cada espectro.

“Eu não sou atraente” passa a ser “Eu sou tão feio que ninguém vai querer ficar comigo”.

“Eu não sou o mais inteligente” torna-se “ Eu sou tão estúpido que ninguém jamais me contrataria. ”

“Sou tímido e reservado” passa a ser “Sou tão chato que ninguém quer sair comigo”.

“Não consegui o que queria” passa a ser “Sou um fracasso em todos os sentidos”.

Sim, haverá pessoas que são - de um ponto de vista estereotipado - mais atraentes do que você.

Sim, haverá pessoas que são - em nível acadêmico - mais inteligentes do que você.

Sim, haverá pessoas mais extrovertidas e aventureiras do que você.

E, sim, haverá pessoas que são - de uma perspectiva de estilo de vida e riqueza - mais bem-sucedidas do que você.

Isso provavelmente é sua realidade. No entanto, você vê as coisas muito piores do que isso. Você não vê nenhum recurso redentor em si mesmo.

Então você se odeia porque não vê nada que valha a pena gostar.

Lembre-se disso ao continuar lendo. Tudo volta para como você se vê.

Você teve uma criação pouco saudável

O que queremos dizer com uma educação 'não saudável'?

Principalmente, refere-se aos pais ou responsáveis ​​que não foram capazes de fornecer o ambiente de carinho e apoio em que um jovem se desenvolve.

O autoconceito de uma pessoa é amplamente formado durante sua infância.

Se você foi criado em uma situação em que as atitudes e comportamentos das pessoas em relação a você eram negativos ou mesmo abusivos, é provável que seja uma razão importante pela qual você tem sentimentos de ódio de si mesmo agora.

Se você teve um (s) pai (s) que freqüentemente expressaram desapontamento com você, por exemplo, você pode ter desenvolvido tendências perfeccionistas.

Isso pode fazer com que você nunca se sinta satisfeito com o que conquista ou tem. Você pode se ver como um fracasso e, eventualmente, vir a se odiar por isso.

Um pai que repetidamente rejeitou seu desejo de receber atenção pode ter levado diretamente a você se sentir indigno de amor.

Um pai ou mãe que o lembra regularmente do seu peso ou de algum outro aspecto da sua aparência é uma causa provável dessas inseguranças que você agora guarda.

Um pai que controlava e ditava o que você fazia pode tê-lo deixado desamparado e incapaz de cuidar de si mesmo.

Damos muita importância à maneira como nossos pais nos tratam. Afinal, eles são as pessoas que admiramos quando somos mais jovens. Eles são aqueles que esperamos que cuidem de nós.

Quando eles deixam de nos tratar de maneira saudável e amorosa, isso pode plantar as sementes do ódio de si mesmo no futuro.

Você foi intimidado (ou está sendo intimidado)

O bullying é essencialmente um ataque ao autoconceito de uma pessoa. Um agressor identifica uma fraqueza autodefinida e, em seguida, continua a destruí-la continuamente.

A violência física de um agressor pode nos causar dor, e suas palavras também podem deixar cicatrizes invisíveis.

Ser vítima de bullying quando criança pode ter um efeito duradouro no bem-estar mental de uma pessoa.

Pode passar despercebido ou não relatado por um longo tempo, o que deixa a vítima em uma situação em que muitas vezes aceitam os pontos de vista ou opiniões do agressor como válidos e corretos porque ninguém lhes diz o contrário.

Isso vem de volta ao seu autoconceito e como um episódio de bullying pode mudá-lo.

Mesmo depois que os agressores tenham ido ou desistido, suas palavras e ações permanecerão em sua mente, minando sua autoconfiança, confiança e senso de valor próprio.

É claro que o bullying não se limita ao playground. Pode acontecer no trabalho, em amizades (se você pode chamá-los de amigos), em relacionamentos românticos e entre membros da família.

Não há limite de idade para o bullying e seus efeitos não são menos devastadores na idade adulta.

Se você foi intimidado - ou se você está sendo intimidado - pode ajudar a explicar por que você sente vontade de se odiar.

Você experimentou um evento traumático de outro tipo

A vida às vezes pode nos colocar no caminho de acontecimentos terríveis que nos deixam mudados.

Esses eventos podem ser passageiros, mas podem nos fazer questionar tudo o que pensávamos que somos, fomos ou poderíamos ser no futuro.

Acidentes de trânsito, desastres naturais, atos de terrorismo, ataques físicos ou sexualmente violentos, luto repentino e perda do trabalho são apenas alguns exemplos.

Talvez as cicatrizes sejam apenas emocionais, ou talvez haja implicações físicas também.

De qualquer forma, a turbulência causada por esses eventos pode ser profunda e duradoura.

De repente, você não é mais a pessoa que pensava que era. Seu autoconceito está despedaçado e você não gosta do que vê agora no espelho.

Você pode acabar fazendo perguntas como 'Por que eu?' e “O que eu fiz para merecer isso?”

E até mesmo a busca por respostas pode levá-lo por um caminho escuro que leva ao ódio de si mesmo.

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Você fez algo de que agora se arrepende

Todos nós fazemos coisas das quais mais tarde nos arrependemos, mas se você fez algo que agora vê com vergonha e nojo, isso pode fazer com que você se odeie.

Você foi infiel ao seu parceiro?

Você abusou física ou emocionalmente de outra pessoa?

Você mentiu, roubou ou trapaceou de alguma forma?

O que quer que você tenha feito, se o pensamento agora lhe causa repulsa, é altamente provável que o deixe se odiando.

Como o ódio a si mesmo afeta você e sua vida

Nesta seção, vamos explorar uma série de maneiras pelas quais odiar a si mesmo afeta sua saúde mental, como você se comporta e as escolhas que você faz.

Prestaremos atenção especial em como essas coisas reforçam seus sentimentos e fazem com que sua autoestima e valor próprio caiam em espiral.

Leia esta seção com atenção e pergunte-se se eles são verdadeiros em sua vida. Isso o ajudará na seção final sobre como parar esses sentimentos de ódio a si mesmo.

Sua conversa interna é muito negativa

Quando você não gosta da pessoa que é, isso se reflete em como você fala consigo mesmo e sobre si mesmo.

“Eu me odeio” é, por si só, um exemplo de conversa interna negativa. Qualquer pensamento que ataque uma parte sua ou a totalidade de você é resultado de seu ódio por si mesmo.

'Eu sou gordo.'

'Eu sou inútil.'

“Eu sou desagradável.”

'Eu tenho uma pele horrível.'

'Não tenho nada interessante a dizer.'

Observe seus pensamentos para qualquer afirmação que comece com 'Eu' ou 'Eu sou' e que seja seguida por algo negativo.

Ou esses pensamentos também podem assumir a forma de declarações totalmente derrotistas, como:

'Porque se importar?'

“Qual é o ponto?”

“Só vai acabar mal se eu tentar.”

Esses tipos de pensamentos se auto-reforçam. Em outras palavras, quanto mais você pensa neles, mais você acredita neles e é mais provável que você os pense novamente.

É um ciclo vicioso de pensamento excessivo destrutivo.

Você se engaja Comportamento autodestrutivo

Quando você se odeia, é muito provável que suas ações reflitam esse sentimento.

Você se comportará de maneira a prejudicar seu bem-estar físico ou mental ou a sabotar suas perspectivas de vida de outra forma.

Talvez você se machuque ou anestesie a dor com álcool ou drogas.

Talvez você coma muito ou pouco.

Você pode tentar se isolar do mundo exterior e minimizar qualquer contato social.

Ou você pode deixar de cuidar de si mesmo de alguma outra maneira.

No entanto, embora esses comportamentos possam fornecer conforto e alívio temporário, eles apenas fazem com que você se odeie mais a longo prazo.

Você escolhe amigos ou parceiros que o maltratam

Quando você tem baixa autoestima, fica propenso a escolher pessoas para fazer parte de sua vida que não são gentis com você.

Quer sejam os amigos com quem você sai ou o parceiro com quem você tem um relacionamento, essas pessoas provavelmente não o tratam bem.

Eles podem tirar vantagem de você, intimidá-lo, abusar verbal ou fisicamente de você, tomá-lo como garantido ou agir de outras formas prejudiciais à saúde e prejudiciais a você.

Cada vez que você se depara com esse tipo de comportamento, diz a si mesmo que o merece (conversa interna mais negativa). Você não se defende e não sente que tem o poder de mudar a forma como eles agem.

Quando as pessoas o tratam tão mal, isso só serve para confirmar a visão que você já tem em mente - ou seja, o pensamento e o sentimento “Eu me odeio”.

Você se sente ansioso por fazer qualquer escolha na vida

O ódio de si mesmo muitas vezes é acompanhado por baixa autoconfiança. Isso o deixa ansioso sempre que se depara com uma decisão que pode afetar sua vida.

Mesmo pequenas decisões que não terão nenhum grande efeito duradouro podem deixá-lo com medo.

Você tem uma relação tóxica com o fracasso porque qualquer falha serve apenas para reforçar o quão inútil e inútil você pensa que é .

Você se preocupa em desapontar os outros e não corresponder às expectativas que eles têm de você.

E se você tem uma mentalidade perfeccionista, nenhuma escolha que você fizer irá satisfazê-lo, porque você sempre se perguntará como poderia ter se saído melhor.

Você pode até se sentir paralisado pela escolha que tem pela frente, incapaz de tomar uma decisão. Isso também faz você se sentir pior sobre si mesmo, porque você acredita que isso mostra o quão patético e incapaz você é.

Você não acredita que declarações positivas feitas sobre você

Quando você nutre sentimentos de ódio por você mesmo, torna-se quase impossível aceitar qualquer coisa positiva que alguém possa dizer a você ou sobre você.

Você acredita que, quando outras pessoas o elogiam, reconhecem algo bom que você fez, elogiam ou são apenas gentis com você de alguma forma, eles estão sendo desonestos ou falsos.

Afinal, como eles podem realmente significar essas coisas quando você sabe, no fundo, o quão inútil e indigno você é?

Talvez você pense que eles têm pena de você e estão simplesmente tentando fazer você se sentir melhor.

Ou talvez você acredite que esta é uma forma de manipulação para que você faça algo por eles.

De qualquer forma, você não acredita no que eles dizem e isso confirma que você não merece uma bondade ou elogio genuíno.

Você se sente incapaz de seguir seus sonhos

Se você ainda tem sonhos, você se sente completamente incapaz de persegui-los e torná-los realidade.

Você duvida de suas habilidades. Você duvida do seu compromisso. Você duvida de sua força de vontade. Você duvida de tudo que você precisa para cumprir os objetivos que você tem na vida.

E você também não acredita que merece que esses sonhos se tornem realidade. Em sua mente, esse tipo de coisa é reservado para pessoas que são 'melhores' do que você.

No entanto, por não seguir seus sonhos, você corre o risco de fortalecer seus sentimentos de aversão a si mesmo.

Cada vez que um sonho se desvanece, você vê um futuro cada vez mais sombrio.

Quando seu futuro parece sombrio aos seus olhos, você volta seus pensamentos para dentro e se culpa.

Você se critica por não se esforçar mais. Você fica com raiva de si mesmo por desistir.

Tudo isso alimenta seus sentimentos de ódio por si mesmo e o ciclo começa novamente.

Você Sente Que Não Pertence

Quando você não gosta de si mesmo, não vê como outra pessoa poderia gostar de você também.

Na verdade, mesmo que tenha amigos, você se sente desconectado deles e de sua família de alguma forma.

Na sua mente, você não pertence a lugar nenhum .

Mas quando você se sente um pária, a única conclusão que você provavelmente chegará é que há algo 'errado' com você.

E então você acredita que esse pensamento e seu autoconceito se transformam mais uma vez em direção a essa figura não amada e não amável.

Como parar de se odiar

Nesta seção, discutiremos algumas das coisas que você pode fazer para ajudar a mover sua mentalidade do ódio por si mesmo para a autoaceitação.

Como você logo perceberá, cada ponto está relacionado a um dos comportamentos da seção anterior.

Embora não entremos em muitos detalhes com cada ponto, as informações têm como objetivo fornecer um ponto de partida a partir do qual você possa explorar mais.

Mas, primeiro, quatro notas rápidas:

1. Descobrir a (s) causa (s) raiz (es) de seus sentimentos nem sempre é tão simples quanto você pensa.

Embora explorar seu passado e examinar as possíveis causas possa ser útil, há muito mais que um terapeuta ou conselheiro treinado pode ser capaz de fazer.

Eles sabem os tipos de perguntas a fazer e os caminhos mentais mais eficazes para guiá-lo a fim de identificar quando, onde e como esses sentimentos se enraizaram pela primeira vez em sua mente.

E eles podem ser capazes de diagnosticar depressão ou outros problemas de saúde mental que precisam ser tratados ao mesmo tempo.

Fale com o seu médico e diga-lhe como se sente. Eles devem então encaminhá-lo a um desses profissionais de saúde mental para tratamento posterior.

2. Mudar um comportamento provavelmente não será fácil e nem rápido. É por isso que recomendamos focar em uma ou talvez duas coisas por vez e nada mais.

Se você se esforçar demais e tentar implementar todos os conselhos abaixo de uma vez, será mais difícil ter sucesso em cada um deles.

Quando sentir que está fazendo um bom progresso em uma área, você pode tentar abordar outra.

3. Você não é a única pessoa que atualmente se odeia. E muitas pessoas se odiaram no passado, mas não se sentem mais assim.

Pode parecer que você está sozinho às vezes, porque você não pode falar sobre seus sentimentos com ninguém, mas você pode ver olhando em muitos fóruns online, painéis de mensagens ou seções de comentários de sites que existem outras pessoas que pensam da mesma forma.

Só isso pode lhe trazer algum conforto, porque pode ajudá-lo a perceber que o que você está sentindo não é incomum e também porque algumas mensagens virão de pessoas que superaram seus sentimentos.

4. Nem todos os pontos abaixo se aplicam diretamente a você. Portanto, não presuma que você tem que seguir todos eles.

Você pode não ter comportamentos autodestrutivos. Você pode estar ativamente empenhado em seguir seus sonhos ou carreira. Você pode ter uma família amorosa e um conjunto de amigos ao seu redor.

Odiar a si mesmo assume várias formas e pode acontecer com qualquer pessoa.

Mude sua conversa interna negativa

Se você conseguir quebrar o padrão de conversa interna negativa, poderá lentamente começar a mudar a maneira como se sente a respeito de si mesmo.

Por mais difícil que seja, se você puder desafiar cada pensamento negativo que surge e dar a ele um toque neutro ou positivo, você acabará descobrindo que isso se torna uma segunda natureza.

Então, se o pensamento, “ Eu não sou bom em nada ”Vem à sua mente, desafie-o com o pensamento:“ Há muitas coisas que eu poderia melhorar, mas sou melhor do que a maioria das pessoas em ... ”e, em seguida, preencha o espaço em branco.

Se você pensa: “Eu sou gordo e feio”, desafie isso com: “Eu poderia levar uma vida mais saudável, mas tenho um cabelo bonito”.

Suas novas afirmações devem ser realistas - há pouco valor em mentir para si mesmo ou ser excessivamente otimista.

Se realmente há coisas sobre você que você não gosta, seus pensamentos devem reconhecer as mudanças que poderiam ser feitas, não o estado atual que você tanto odeia.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser uma forma muito eficaz de terapia que pode ajudá-lo a lidar com e alterar sua conversa interna negativa.

Aborde qualquer comportamento autodestrutivo

Se você puder parar de fazer qualquer coisa que saiba ser prejudicial a você, parará de se repreender por fazer essas coisas.

É altamente provável que seja aqui que você precisará da ajuda de um médico ou outro profissional de saúde.

Coisas como vícios ou automutilação não são fáceis de parar sozinho e pode ser que alguma forma de medicação realmente ajude em suas tentativas.

Realize uma auditoria de seu círculo íntimo

As pessoas com quem você passa mais tempo terão uma grande influência em como você se sente a respeito de si mesmo.

Se você tem amigos, parentes, colegas de trabalho ou outros conhecidos regulares que o tratam mal, vale a pena perguntar como você pode limitar o tempo que passa com eles ou removê-los totalmente de sua vida.

Por não ser exposto a essas pessoas, você terá menos motivos para ser mau consigo mesmo.

Peça ajuda para tomar decisões

Se você se sentir ansioso sempre que se deparar com uma escolha na vida, e especialmente se não conseguir fazer isso, tente pedir ajuda a um amigo ou parente de confiança.

Você pode se sentir muito vulnerável e constrangedor pedindo ajuda a alguém, mas se for alguém que o trata bem e realmente se preocupa com você, você provavelmente ficará surpreso com o quão disposto eles estão a dar uma mão.

E quando você tem a orientação de outra pessoa, as decisões podem parecer mais gerenciáveis ​​e menos intimidantes.

Se você não tem alguém em sua vida em quem possa confiar ou com quem falar, há muitas instituições de caridade e organizações de todos os tipos que podem ajudar.

Leve todos os comentários positivos a sério

Você pode achar difícil acreditar em alguém quando essa pessoa diz algo bom para você, mas faça todo o possível para ver esses comentários como genuínos.

Uma maneira de conseguir isso é perguntar à pessoa por que ela está dizendo isso para você. Tente não parecer defensivo ou desconfiado quando perguntar, mas responda com algo como:

'Obrigado, isso é muito gentil. Mas o que eu fiz para merecer palavras tão bonitas? ”

Isso lhes dá a chance de entrar em mais detalhes sobre o que você pode ter feito, ou por que eles acham que você está bonito, ou o que quer que tenha sido o elogio.

Você terá então mais informações para julgar de forma racional e crítica.

Você pode, às vezes, ainda chegar à conclusão de que alguém estava apenas sendo gentil, mas também encontrará casos em que a evidência realmente indica que você mereceu o elogio ou reconhecimento.

Dê pequenos passos em direção a um sonho ou objetivo

Uma ótima maneira de se sentir mais positivamente em relação a si mesmo é alcançar algo que seja importante para você.

No momento presente, você pode não se sentir capaz de alcançar seus objetivos ou sonhos, então nem pense nisso por enquanto.

Em vez disso, pegue algo minúsculo que você possa fazer hoje e que acabará por contribuir para esse objetivo ou sonho.

Digamos que seu sonho seja abrir sua própria padaria. Isso é um ponto final distante, sim, mas não o impede de sentar e pensar nos nomes da sua padaria.

Provavelmente, você realmente gostará desta pequena tarefa e, se encontrar um nome de que goste, terá uma sensação de realização e isso tornará o sonho mais real.

Seja qual for o seu objetivo, tente pegar um pequeno pedaço de cada vez e comemorar quando você der cada passo.

Encontre uma tribo de 'seu povo'

A maneira de combater a sensação de que você não pertence a lugar nenhum é encontrar pelo menos uma ou duas pessoas com quem você realmente compartilha algo em comum.

Isso pode ser algo que você compartilha fisicamente, como uma forma corporal ou deficiência.

Pode ser algo que você realmente goste de fazer, como um hobby ou passatempo.

Ou pode ser um sonho que vocês dois têm, como querer abrir seu próprio negócio.

Você pode não conhecer essas pessoas ainda, então é sua tarefa descobrir onde elas podem estar e conhecê-las.

Ou você pode conhecê-los casualmente, mas ainda não pode chamá-los de amigos - nesse caso, seu trabalho é encontrar maneiras de interagir mais com eles.

Um Pensamento Final

Neste artigo, fizemos três coisas: exploramos as causas potenciais de seus sentimentos, falamos sobre como esses sentimentos podem se auto-reforçar e vimos algumas maneiras de parar de senti-los.

“Eu me odeio” é um pensamento que passa pela cabeça de muitas pessoas. Sua luta é real, mas você pode ser vitorioso.

Uma mensagem importante é que você não precisa lutar sozinho. Existem pessoas e organizações que podem ajudá-lo a enfrentar seus sentimentos.

Portanto, por mais que este artigo tenha o objetivo de ajudar a educá-lo, recomendamos que você fale diretamente com alguém sempre que possível.

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