Como parar de se culpar por tudo: 5 dicas eficazes!

Aceitar a responsabilidade pelas próprias palavras e ações é uma parte essencial de uma vida saudável e equilibrada.

As pessoas às vezes são criaturas difíceis e complicadas. Seus amigos, familiares e entes queridos cometerão erros e farão coisas insensíveis que exigem perdão e espaço para crescer.

E você também.





Mas há uma diferença entre assumir a responsabilidade por suas ações e aceitar a culpa que não é sua.

Pode parecer a coisa certa a fazer porque é uma maneira de suavizar as discussões, mas não é saudável ou justo para as outras pessoas envolvidas.



Não é saudável porque você acabará fazendo a maior parte do trabalho emocional do relacionamento. Não é justo porque não é sua responsabilidade e priva a outra pessoa da capacidade de se desenvolver e crescer.

Todo relacionamento precisa de limites saudáveis. E parte de ter limites saudáveis ​​é a disposição de avançar e assumir seus erros, bem como não aceitar a responsabilidade pelo mau comportamento de qualquer outra pessoa.

Culpar a si mesmo por tudo é um comportamento que normalmente se forma na infância com pais que não podem aceitar a responsabilidade por seus próprios atos. Eles podem ter colocado uma quantidade indevida de responsabilidade sobre os ombros de seus filhos, fazendo-os acreditar que eram os culpados.



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O amor pode ter sido ausente ou negado como punição quando os pais quiseram fazer o filho sentir que estava errado. Abuso, vergonha e crítica injusta também podem estar presentes.

Romper esse ciclo de autocensura e crítica é um passo positivo para amar a si mesmo e ter relacionamentos mais saudáveis.

Como você faz isso? Como você para de se culpar por tudo?

1.FAZassuma a responsabilidade pelas coisas pelas quais você é culpado.

Não cometa o erro de rejeitar as coisas pelas quais você é realmente responsável.

Suas ações e suas palavras são suas para determinar. Não importa o que as outras pessoas façam ou o quão mal as outras pessoas ajam.

Não é saudável usar as ações de outras pessoas como desculpa para fazer coisas erradas ou evitar assumir a responsabilidade por suas próprias escolhas.

Se você vai fazer ou dizer algo, então tome posse dessas ações e palavras. Tenha orgulho do que você está fazendo. Se não é algo de que você possa se orgulhar ou com o qual esteja bem, então não o faça.

Esse tipo de abordagem torna muito mais fácil aceitar quando você é responsável e quando não é.

Você pode olhar para a situação e perguntar a si mesmo: “Isso foi minha responsabilidade? Quais foram minhas ações e papel no evento? Eu fiz uma ação errada? Eu disse as coisas erradas? ”

2. Desarme sua autocrítica com palavras de amor e apoio.

Uma pessoa que se auto-responsabiliza tende a ser seu crítico mais severo.

É aquela vozinha, às vezes alta, que está lhe dizendo que é claro que você é o culpado! Você não é bom o suficiente! Você sempre bagunça as coisas! Você não é digno! O que você tem? Por que você faria isso!?

Essa voz precisa ser silenciada e substituída por pensamentos mais amáveis.

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Você é um ser humano imperfeito fazendo o melhor que pode, assim como todo mundo. Ninguém é perfeito. Ninguém acerta tudo totalmente.

Os planos mais bem elaborados podem dar errado devido a circunstâncias completamente inesperadas. Relacionamentos podem não funcionar. As amizades podem vacilar e desmoronar. As coisas podem não dar certo no trabalho.

E sabe de uma coisa? Tudo isso é normal . Isso é apenas vida. Nada disso o torna uma pessoa má ou exige que você possua qualquer coisa além de suas próprias palavras e ações.

Às vezes, suas palavras e ações não serão muito gentis ou agradáveis. Talvez você tenha tido um dia ruim, não estava em uma boa cabeça e não teve tanta paciência quanto gostaria de ter. Tudo bem.

Você tem permissão para ser humano e menos do que perfeito.

3. Evite julgar e ser excessivamente crítico com as outras pessoas.

A autocrítica e a autoculpa são alimentadas de diferentes ângulos. Quando uma pessoa pensa com severidade de si mesma, é provável que ela também pense severamente ou julgue outras pessoas pelas escolhas que fazem.

Oferecer graça e perdão aos outros por suas próprias transgressões imperfeitas pode ajudar a suavizar a maneira como você se vê.

Se você puder começar a ver e aceitar as falhas dos outros, poderá aprender a ver e aceitar as falhas em você mesmo.

O julgamento dos outros é uma maneira segura de minar sua própria felicidade e bem-estar. O tempo que você gasta criticando ou zangado com os outros é tempo que você perde para melhorar a si mesmo e a sua própria vida.

Faça a si mesmo perguntas como: “Preciso ter uma opinião sobre isso? Como isso afeta minha vida? Isso afeta minha vida? ”

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Pessoas que julgam os outros com severidade geralmente sentem que as outras pessoas os estão julgando da mesma maneira. O que você vai perceber é que a maioria das pessoas está realmente preocupada apenas com sua própria vida.

4. Veja as experiências negativas como algo com que aprender.

A linguagem dura da autoculpa e da autocrítica muitas vezes se resume a amplificar as experiências negativas que todos nós temos.

Essas experiências negativas deixam de ter um impacto profundo e duradouro se você puder reformulá-las como algo neutro ou mesmo positivo.

Um fracasso só é um fracasso se você não aprender nada com ele.

Mas não ter sucesso dói! Rompimentos são horríveis! Coisas que não estão dando certo são tristes e deprimentes!

Tudo isso também pode ser verdade. Adoramos ver uma história refinada de alguém colocando sua mente em uma ação e depois saindo por cima. Mas a realidade é que poucas pessoas têm sucesso em qualquer coisa imediatamente. E, muitas vezes, seu sucesso é sustentado por uma pilha de coisas que eles tentaram e não deram certo.

As experiências negativas perdem muito de seu ferrão quando você sabe que vai tirar um pouco de sabedoria de vida da experiência para construir em direção ao sucesso geral de sua vida.

5. Procure ajuda adicional.

As pessoas que praticam a autocrítica ou a autocensura excessivas costumam ter acontecimentos em suas vidas que as empurraram nessa direção.

Esses são os tipos de coisas que vêm com o abuso na infância, traumas e violência doméstica.

Isso não significa que esses eventos precisam informar e direcionar sua vida. O que isso significa é que você pode precisar lidar com esses eventos e trabalhar para curar esse dano para fazer mais facilmente as outras mudanças que você está procurando.

Você pode curar, mudar e crescer se der permissão para isso.

Não hesite em procurar ajuda profissional de saúde mental se achar que está tendo dificuldade em lidar com essas coisas. Não há vergonha em buscar ajuda para um problema tão difícil. Se você deseja se conectar com um terapeuta para resolver isso, basta clicar aqui para encontrar um.

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