Como ser positivo: 12 etapas eficazes para uma mentalidade mais positiva

É um mundo frio e cruel lá fora. Não é?

Parece que há um fluxo interminável de negatividade, violência e feiura que tenta invadir nosso espaço por meio da mídia social, das notícias e da experiência pessoal.

O problema com essa percepção é que é inerentemente prejudicial ...





O mundo não é realmente um lugar frio e cruel. É apenas o mundo. É indiferente aos nossos sucessos e fracassos, nossas alegrias e sofrimento. O mundo simplesmente é e continuará a girar, não importa o que experimentemos.

Não, não é o mundo. São pessoas. As pessoas são frias e calorosas, gentis e cruéis, otimistas ou pessimistas, negativas ou positivas.



Fazer a transição de uma mentalidade negativa para uma mais positiva é uma jornada longa e desafiadora pela qual muitos lutam muito. Nem todo mundo é abençoado com a capacidade de aceitar as coisas como elas são ou encontrar o forro de prata nas nuvens mais cinzentas.

E sabe de uma coisa? Nem toda nuvem tem um forro prateado. Às vezes as coisas são horríveis, e é assim que as coisas são, embora sempre haja pessoas fazendo fila para nos dizer como não é tão ruim ou que outras pessoas estão piores. Acontece que as pessoas são muito ruins em apoiar emocionalmente.

E é por isso que é tão importante trabalhar em sua própria mentalidade. Ninguém mais vai viver em sua cabeça 24 horas por dia, 7 dias por semana, para tentar tirá-lo de qualquer buraco em que você se encontrar.



Poucas pessoas fornecerão suporte significativo ou de qualidade pelo tempo necessário para realmente mudar a maneira como você vê o mundo e os problemas que vêm com ele.

Você tem que fazer isso por si mesmo.

E vai demorar um pouco, possivelmente anos, para mudar a maneira como você percebe o mundo. Não espere que seja rápido. Não vai ser.

Mas você pode obter ganhos significativos fazendo pequenas coisas que irão se somar ao longo de um longo período e mudar sua percepção para um lugar mais positivo.

Vamos dar uma olhada em algumas dicas que podem ajudá-lo a fazer essa mudança.

1. Abordar possíveis problemas de saúde mental.

Muitas pessoas estão vivendo com traumas e problemas de saúde mental não tratados. Depressão e ansiedade estão em níveis nunca antes vistos, graças ao estado do mundo, uma economia questionável e um futuro incerto.

Algumas dessas coisas são situacionais, outras não. Algumas delas são doenças mentais não diagnosticadas e não tratadas.

Se você está tendo dificuldade para encontrar alegria e não sente felicidade há muito tempo, valeria a pena fazer um exame de saúde mental para ver se você precisa de ajuda adicional de um profissional certificado.

Você não pode pensar melhor que a doença mental, e o trauma simplesmente não vai embora por conta própria. Normalmente, ele se transforma em um problema muito maior, com o qual você precisa lidar mais tarde.

2. Abrace o poder da gratidão.

A gratidão é um ponto comum de conversa para construir uma atitude positiva. É tão comum que é quase fácil desligar porque muitas pessoas, artigos, podcasts e palestrantes motivacionais fazem referência a ele, mas não necessariamente detalham como isso o beneficia.

A gratidão é poderosa porque força sua mente a procurar algo diferente do negativo.

E tudo o que você procura, você vai encontrar. Se você olhar para cada situação através de lentes negativas, o que você verá primeiro é negativo.

Talvez haja uma oportunidade escondida aí. Talvez pudesse ter sido muito pior do que foi. Talvez essa experiência terrível seja algo de que você precise para crescer e prosperar.

Ou talvez nada disso seja verdade. Talvez seja apenas uma circunstância terrível pela qual você não deva ser grato. Não tente se sentir positivo sobre uma situação totalmente negativa - isso é inútil e prejudicial à saúde.

3. Ame Fati.

Na filosofia do estoicismo, existe um princípio chamado 'Love Fati' que significa: 'Ame seu destino'.

ele simplesmente não gosta de mim

A ideia por trás do princípio é que tudo o que você encontrar em sua vida é seu e somente seu, e a melhor maneira de sobreviver a isso é aprender a amá-lo.

Não precisa ser justo, gentil ou pacífico. Você não tem que gostar nada disso.

Há muitas coisas sobre o amor para não gostar, como quando seu cônjuge é diagnosticado com câncer no estágio 4 ou passa por uma circunstância traumática pessoal. Essas coisas são terríveis, mas ainda são suas, e você pode escolher como deseja lidar com elas.

ele gostou de dormir comigo?

Amar o seu destino é abraçar o que você não pode evitar, em vez de fugir e tentar evitá-lo. Porque você não pode. Mais cedo ou mais tarde, ele o alcançará.

4. Limite seu tempo com pessoas negativas.

Há um ditado que diz mais ou menos: 'Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo'.

Essa linha está falando sobre o efeito direto e real que outras pessoas têm sobre quem somos como pessoas, como vemos o mundo e como escolhemos interagir com a vida.

Se você estiver cercado de pessoas negativas, terá dificuldade em permanecer positivo.

Pessoas negativas adoram arrastar pessoas positivas para o seu nível, porque certamente a vida não pode ser tão boa, você não pode realmente ser tão feliz. O que você tem? Você não sabe que as pessoas estão sofrendo! Perdendo seus empregos! Ficar doente e morrer!

5. Esteja atento à dieta com que você alimenta sua mente.

A mente não é muito diferente do estômago. Se você alimentá-lo com lixo, obterá lixo.

Comer em demasia alimentos não saudáveis ​​pode torná-lo obeso, letárgico, não fornecer a energia de que precisa e até mesmo deixá-lo doente.

Você não pode alimentar o seu cérebro com negatividade e esperar obter algo útil com isso.

A mídia que você consome é importante. Suponha que você esteja sempre assistindo ao noticiário, lendo coisas negativas nas redes sociais ou sites e ouvindo coisas negativas. Nesse caso, você terá muito mais dificuldade em tirar seu cérebro desse buraco escuro.

Sim, sabemos que muitas das coisas orientadas para a positividade são cafonas e cafonas, mas também existem coisas realisticamente positivas por aí. Você apenas tem que continuar procurando até encontrá-los.

6. Inicie e mantenha uma rotina de exercícios.

Existem inúmeros estudos por aí que vinculam a saúde física à saúde mental.

O corpo produz muitas endorfinas e outras substâncias químicas que fazem você se sentir bem quando está trabalhando e se exercitando. O ser humano não foi feito para um estilo de vida sedentário, embora seja isso o que muita gente tem hoje em dia.

Levante-se e mexa-se regularmente. Nem precisa ser nada complicado. Uma caminhada de 20 minutos algumas vezes por semana pode ser o suficiente para dar um impulso inicial em seu corpo. Esse exercício o ajudará a se sentir melhor, tanto física quanto mentalmente.

7. Desenvolva uma rotina de sono saudável.

Um ritmo circadiano é uma rotina de 24 horas que faz parte do relógio interno do corpo. Ao longo dele, o corpo está disparando diferentes processos internos que precisam acontecer para garantir que você permaneça saudável e funcional.

O mais conhecido deles é o ciclo vigília-sono. Seu corpo tem momentos ideais em que quer dormir e acordar. Quanto mais perto você chegar desses momentos ideais, mais saudável poderá ser.

O cérebro reabastece muitos produtos químicos de equilíbrio do humor que usa ao longo do dia durante os estágios mais profundos do sono. É muito mais difícil para o cérebro chegar a esses estágios profundos do sono se você interrompe constantemente o ciclo sono-vigília por dormir em horas irregulares.

8. Comece sua manhã com uma rotina positiva.

As rotinas de madrugada têm muita cobertura porque são um começo essencial para ter um bom dia. Afinal, é desafiador ter um dia bom quando você está tentando superar um dia ruim.

Uma manhã positiva pode carregar muito do peso dos desafios que vêm do dia. Reserve algum tempo para fazer algo positivo pela manhã.

Ler, fazer exercícios, fazer um registro no diário e até mesmo sentar-se calmamente com sua xícara de café ou chá são maneiras confiáveis ​​de começar o dia.

Você deve evitar mergulhar imediatamente nas preocupações do dia e evitar as notícias e a mídia negativas. Isso pode acontecer mais tarde, se você sentir necessidade.

9. Concentre-se em estar presente.

A atenção plena pode ajudar a promover uma visão positiva da vida. Estar atento é estar presente e no momento, agora mesmo.

Não é se preocupar com o que está acontecendo do outro lado do mundo, ficar pensando nos erros do passado, se preocupar com o futuro que ainda não chegou ou se perguntar o que vai acontecer a seguir.

Você não tem controle sobre nenhuma dessas coisas. Tudo o que você pode controlar é o que você tem aqui e agora.

Mas mesmo assim, isso nem sempre é verdade. Às vezes, as coisas estão fora de seu controle e tudo o que você pode fazer é seguir o fluxo e ver aonde ele o leva.

Quando você perceber que sua mente está se voltando para essas outras coisas, concentre-se de volta no momento presente e no que está ao seu redor.

10. Transforme o fracasso em lições importantes.

Falha. É algo que ninguém quer experimentar ou lidar. Parece uma verdade universal, não é?

Realmente depende de como você olha para isso. Uma pessoa positiva que está focada no sucesso não teme o fracasso. Eles entendem que o fracasso faz parte do processo de sucesso.

É rara a pessoa que se propõe a fazer algo e consegue na primeira tentativa. Na maioria das vezes, você vai acabar falhando algumas vezes antes de fazer algo certo.

O fracasso pode lhe ensinar muito sobre você mesmo e o que quer que esteja falhando, contanto que mantenha sua mente aberta e procure as lições do fracasso. Então você pega essas lições e as aplica em sua próxima tentativa.

O fracasso não é nada para se temer. Faz parte da jornada para o sucesso.

11. Aumente sua auto-estima e amor próprio.

Uma quantidade surpreendente de negatividade do mundo desaparece quando você aumenta sua autoestima e amor próprio.

Todas aquelas pessoas negativas que querem dizer que você é menor do que? Não significa nada se você sabe que é uma pessoa de qualidade e capaz.

Muitas pessoas caem no padrão doentio de se julgarem boas ou não boas pessoas. O problema com isso é que raramente você obterá uma avaliação justa de acordo com suas crenças.

Para ser uma boa pessoa, você precisa aceitar uma definição concreta do que significa ser uma boa pessoa. E isso significa que você obterá diferentes definições, dependendo de a quem perguntar.

O mais importante é que você pode se olhar no espelho e amar a pessoa que vê - rachaduras, manchas e tudo.

12. Lembre-se de que positividade e felicidade têm a ver com a jornada, não com o destino.

Provavelmente, você não encontrará a felicidade quando finalmente chegar ao destino que está buscando.

O que acontece é que você chega a esse destino, experimenta um pouco de felicidade por um tempo. Então, o brilho da experiência se embota com as expectativas do mundo real que vêm junto com ela.

Essa carreira com a qual você sonha ainda terá um trabalho tedioso e chato e colegas de trabalho para lidar.

Mais dinheiro é ótimo, mas vem com mais responsabilidades e mais problemas.

Essas férias vão ser ótimas! Vai ser divertido! Você verá coisas novas, experimentará coisas novas e, com sorte, terá um pouco de alegria com isso. Mas não vai durar para sempre.

A chave para desenvolver uma mentalidade positiva é entender que se trata de um trabalho em andamento constante. É algo que você escolhe fazer todos os dias pelas ações que realiza.

É fazer uma escolha para alimentar os pensamentos e experiências positivas que você pode encontrar todos os dias se decidir olhar. E ao fazer isso, você treinará novamente seu cérebro para encontrar naturalmente essas coisas.

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Não é fácil. Vai demorar muito tempo. Mas é algo que você pode fazer se se concentrar e continuar trabalhando nisso.

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