11 coisas que influenciam quanto tempo leva para superar uma separação

Há uma sabedoria antiga e frequentemente citada que diz que leva cerca de metade da duração de um relacionamento para superá-lo.

Então, se você está com alguém há dez anos, pode levar cerca de 5 anos para superar a separação.

Mas é sempre assim? Não necessariamente.



Quando você está se recuperando de um rompimento, pode esperar experimentar uma série de coisas diferentes. Tudo isso vai depender de quanto tempo o relacionamento durou, quão intenso foi, como é sua personalidade e como as coisas terminaram.

Isso não tem a intenção de causar ansiedade: você vai supere isso. Só levará diferentes quantidades de tempo dependendo da pessoa.

Que fatores influenciam o tempo de cura de uma separação?

As pessoas superam o término de um relacionamento em velocidades diferentes, e há coisas que desempenham um grande papel nessa velocidade. Coisas como:

1. Seu tipo de personalidade.

Se você é uma pessoa muito emocional, que cria apegos profundos com os outros rapidamente, então provavelmente vai demorar um pouco para se curar disso.

Claro, se você é uma pessoa mais emocionalmente desligada que leva muito tempo para formar conexões e apegos aos outros, então você provavelmente não sofrerá tanto quando um relacionamento chegar ao fim.

Pessoas que podem aceitar as coisas facilmente também têm mais facilidade para se recuperar de um rompimento.

Aqueles que sentem a necessidade de controlar a maioria dos aspectos de suas vidas não se saem tão bem quando alguém termina um relacionamento com eles. Eles geralmente ficam muito zangados e emocionados e tentam mudar as coisas, então são eles que controlam a narrativa.

Como você pode imaginar, aqueles que podem fluir com as correntes da vida têm mais facilidade quando o inesperado se desenrola.

2. Quanta distância você pode colocar entre você e seu ex.

Muitas pessoas têm rompimentos muito difíceis porque precisam continuar morando com seu ex-ex por um tempo antes de conseguirem seu próprio espaço.

Se você está morando com seu parceiro e se separou, tente se mudar para lugares separados o mais rápido possível. Mesmo que isso signifique surfar no sofá por um mês antes de encontrar seu próprio apartamento.

Da mesma forma, se você namorou um colega, mas não morou junto, tente conseguir outro emprego. Existem poucas situações tão terríveis quanto ter que enfrentar seu ex-amante diariamente. É ainda pior se eles estiverem em uma posição de autoridade, como ser seu supervisor ou gerente.

A distância acelera o processo de cura. É muito mais uma coisa 'longe da vista, longe da mente' - você não será capaz de simplesmente exorcizá-los da sua memória, mas pelo menos eles não serão empurrados na sua cara constantemente.

3. Sua auto-estima e valor próprio.

Como você se sente também terá um grande impacto no seu processo de cura. Parte dessa cura geralmente significa seguir em frente e se envolver com outra pessoa. Desnecessário dizer que muitos fatores pessoais entram em jogo quando cultivamos novos relacionamentos.

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Se você estiver satisfeito e satisfeito em seus próprios empreendimentos, será muito mais fácil para os outros acharem você atraente.

Da mesma forma, se você se mantiver ativo e saudável e se sentir feliz com sua aparência geral e personalidade, provavelmente não ficará tão incomodado com a separação. Você sabe que, sem dúvida, será capaz de ter outra grande conexão com outra pessoa.

Na verdade, você pode muito bem se conectar com alguém que é muito mais adequado para você.

4. Como você realmente se sentiu em relação ao relacionamento.

Algumas pessoas ficam muito mais presas à rejeição e humilhação que podem sentir em relação ao rompimento do que de fato lamentando a perda do relacionamento em si.

Pergunte a si mesmo se a parceria que você teve foi, honestamente, tão boa. Você teve uma conexão autêntica e incrível com outra pessoa? Ou vocês dois estavam juntos porque eram atraentes e ficavam muito bem juntos?

Vocês estavam se beneficiando das finanças uns dos outros? Isso foi um movimento de poder? Você se sentiu realizado quando estiveram juntos? Ou você estava apenas neste relacionamento como algo para fazer até que alguém melhor aparecesse?

Conheça a si mesmo, como sempre, e trate cada relacionamento como se fosse uma refeição. Examine como é o gosto, se você está gostando ou não, e como isso faz você se sentir depois.

Em seguida, determine se parecia muito melhor no papel do que realmente provou durante a experiência.

A partir daí, você pode reexaminar as escolhas e os fatores que o levaram a essa parceria, para que você possa recriar o processo ou evitar esse tipo de restaurante totalmente.

Você é o que você come, e isso também se aplica às trocas de energia.

5. Como foi a separação.

Quando um relacionamento chega ao fim natural, ainda pode doer um pouco, mas muitas vezes há uma sensação de alívio também

Em casos como esses, ambas as partes provavelmente estão apenas mantendo o status quo há um bom tempo. Às vezes, por anos. Eles podem até ter começado a lamentar o relacionamento antes mesmo de terminar oficialmente.

Assim, quando o rompimento finalmente ocorre, a “dor” que ambos experimentam é mais o medo e o desconforto com a mudança do que qualquer outra coisa.

Depois que isso passa, ambas as partes começam a sentir uma sensação de calma e liberdade iminente. Na verdade, eles podem começar a se dar melhor do que durante seu relacionamento!

Se foi assim que foi sua separação, você pode começar a se sentir melhor muito rapidamente. Sim, você provavelmente ainda lamentará o fim do relacionamento, e provavelmente terá pontadas sobre isso por um bom tempo. Mas, se você se separar em bons termos, as chances são de que as pontadas sejam leves e vocês dois sejam capazes de permanecer amistosos.

A história será diferente se for uma separação feia, com muitas emoções intensificadas ou circunstâncias traumáticas que levaram a isso.

E poderia ficar particularmente confuso se apenas uma pessoa quisesse que acabasse. O que nos leva ao nosso próximo fator ...

6. Quem acabou com as coisas.

Se foi você quem terminou as coisas, pode acabar se sentindo culpado por um bom tempo.

A quantidade de culpa e mágoa que você sentirá dependerá de vários fatores, incluindo se seu agora ex-parceiro está tentando convencê-los a ficarem juntos. Eles estão ameaçando autoagressão? Ou usando seus filhos como peões para tentar controlar seu comportamento?

Por outro lado, se foi você quem terminou o namoro, como se sente a respeito dessa situação?

Você tem tentado ter seu parceiro de volta? Se sim, por quê?

Se você tem se agarrado à esperança de uma reconciliação, embora no fundo saiba que não há chance, então vai demorar muito mais para superar o rompimento do que se aceitar que acabou. Esse tipo de aceitação é realmente uma droga, mas é melhor para sua saúde mental e emocional.

7. Se você tem mecanismos de enfrentamento de mágoas passadas.

Pessoas que passaram por várias situações negativas podem ter mecanismos de enfrentamento que as ajudarão a superar isso rapidamente.

É claro que o oposto também pode ser verdadeiro - pessoas que passaram por muitos traumas podem ser hipersensíveis.

Em vez de se tornarem mais resistentes a situações negativas, eles podem acabar muito mais traumatizados do que outros estariam em circunstâncias semelhantes. Como tal, quando ocorre um rompimento, isso vai trazer à tona inúmeras mágoas antigas, fazendo com que o ciclo de cura demore muito mais.

Que comportamentos podem impedi-lo de seguir em frente?

Muitas pessoas sabotam seu processo de cura, mesmo sem perceber que estão fazendo isso. Aqui estão algumas das maneiras como eles fazem isso:

1. Perseguição nas redes sociais.

Antes de surgirem as redes sociais e sites como Facebook, Twitter e Instagram, a única maneira de ouvirmos sobre nossos ex-namorados seria falando com eles diretamente ou perguntando por eles em nossos círculos sociais.

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Geralmente, tentamos evitar o último porque perguntar a amigos em comum o que seu ex está fazendo é um pouco desaprovado e reflete mal para você.

Uma alternativa teria sido persegui-los, é claro, mas isso se enquadra na categoria “desaprovada” mencionada acima.

Você verifica os perfis sociais do seu ex-parceiro regularmente? Nesse caso, é importante se perguntar por que você está fazendo isso.

É compreensível que você sinta falta deles e queira verificar se eles estão bem, mas isso está realmente ajudando você a seguir em frente?

Se foram eles que iniciaram a separação, você pode estar verificando se eles estão envolvidos com alguém novo. Algumas pessoas fazem isso para ver se há alguma chance de voltarem a ficar juntos - se não houver evidência de que eles estão envolvidos com outra pessoa, então talvez ainda haja esperança.

Por outro lado, se você descobrir que eles estão de fato saindo com outra pessoa, isso provavelmente irá acender ou intensificar todos os tipos de sentimentos. Se você esperava outra chance, olhar fotos deles com um novo parceiro provavelmente quebrará seu coração de novo.

Você também pode começar a se comparar a essa nova pessoa e desenvolver alguns pensamentos bastante sombrios em várias direções.

Se eles forem mais jovens do que você, você pode começar a se sentir inseguro quanto à sua idade. O mesmo se aplica se você os considera mais atraentes, ou bem-sucedidos, ou qualquer outro aspecto que possa fazer você se sentir inferior.

2. Examinar fotos e vídeos antigos.

A tecnologia moderna pode nos impedir de seguir em frente também. É muito mais fácil relembrar as memórias que você compartilhou com seu ex, porque provavelmente você tem um monte de fotos ou vídeos de vocês dois em seus perfis sociais ou telefones.

É tão fácil e tentador olhar para isso e pensar em tempos mais felizes. Antigamente, você só teria fotos físicas de vocês dois e poderia facilmente colocá-las em uma caixa ou queimá-las se quisesse.

Da mesma forma, você pode excluir as memórias digitais suas e de seu ex do telefone e dos perfis.

3. Lendo mensagens antigas.

Você pode ter milhares ou dezenas de milhares de mensagens entre você e seu ex. Você está lendo eles em busca de motivos pelos quais o relacionamento terminou da maneira que terminou ou onde tudo começou a dar errado?

Cada vez que você faz isso, você está apenas cutucando a ferida aberta que é a sua dor de separação. Isso impede que ele cicatrize adequadamente.

4. Seguir rotinas que você compartilhou com seu ex.

Além da presença digital de seu ex, há também o significado emocional de certas coisas que vocês podem ter feito juntos.

Por exemplo, talvez vocês tenham assistido a um certo programa juntos ou sempre tenham almoçado o mesmo almoço especial naquele pequeno café ótimo em um domingo. Quando e se você fizer essas coisas agora, isso pode despertar velhas memórias e emoções.

Pode ajudar você a deixar seu ex-namorado ir se você parar de assistir aquele programa temporariamente e evitar aquele café no futuro próximo. Um dia essas coisas não terão o mesmo impacto emocional em você e você será capaz de voltar a elas, mas por enquanto, deixe-as de lado.

Aprenda a manter distância e deixar ir.

Seja você quem iniciou a separação, ou eles o fizeram, é melhor deixar os cães adormecidos mentirem. Pare de seguir e bloqueie suas contas sociais para não ficar tentado a olhar para elas.

Deixe seus amigos e familiares saberem que você não quer ouvir nada sobre seu ex, e peça a eles que mantenham qualquer informação para si mesmos para que você possa se curar e seguir em frente.

O mesmo vale para segurar itens que eles possam ter deixado em sua casa.

Quer eles tenham pedido essas coisas de volta ou não, livre-se deles. Eles servem apenas como lembretes da pessoa com quem você se separou. Se você tiver o novo endereço, empacote tudo e envie de volta para eles. Ou peça a um amigo em comum para entregá-lo.

Mesmo que a separação tenha sido muito ruim, é importante remover esses itens do seu espaço com graça e boa vontade. Dê ao seu ex-parceiro a oportunidade de pegar suas coisas de volta, especialmente se houver apego emocional a eles, ou se eles investiram muito tempo e dinheiro para ganhá-los.

Tente não ser rancoroso e queimar ou destruir seus pertences para “se vingar” por causar dor. Isso apenas iniciará um ciclo de energia feio que os fará retaliar, e então você o fará por sua vez, etc.

O objetivo aqui é romper os laços e seguir em frente de forma saudável. Você está buscando estabilidade emocional, não se machucando intencionalmente.

E se a dor não parar?

Há casos em que um relacionamento termina de uma maneira seriamente horrível. Se sua parceria terminou com trauma, é provável que continue a machucá-lo por um bom tempo.

Por exemplo, uma coisa é se vocês dois terminaram porque você descobriu que eles estavam te traindo.

Outra coisa é você empacotar toda a sua vida e gastar todo o seu dinheiro para se mudar para o outro lado do país para ficar com eles, apenas para descobrir que eles já eram casados ​​e você era uma peça secundária.

Quando uma pessoa é horrivelmente traída por alguém que ela se permitiu amar e confiar, esse tipo de ferimento causa uma ferida profunda. Na verdade, muitas vezes é difícil se recuperar disso sem ajuda.

Passar por um trauma como esse pode causar ansiedade e depressão graves, bem como problemas de confiança duradouros. Se você foi gravemente prejudicado pela maneira como seu relacionamento terminou, não há vergonha em falar com alguém sobre isso.

Seus amigos e familiares podem ajudar, se forem tipos de apoio que possam entender o que você está passando. Você também pode falar com um conselheiro de apoio espiritual, como seu padre, pastor, rabino, imame ... qualquer que seja a religião ou filosofia que você siga, é provável que haja alguém em seu círculo que possa ajudá-lo a recuperar a paz e a clareza através desta confusão.

Crie uma rotina para si mesmo que se concentre na cura e no trabalho com o que você vivenciou. O exercício físico pode ser uma ajuda monumental nesse aspecto. Quando você sentir uma energia como a raiva, a frustração ou a traição surgindo, saia para uma caminhada ou uma corrida. Ou pegue uma corda de pular se você não puder sair e pule até se sentir mais calmo.

Comece a fazer ioga ou tai chi, ou uma prática semelhante que incorpore mente, corpo e espírito. Ao concentrar toda a sua energia no momento presente, no seu corpo e na sua respiração, toda a sua concentração é voltada para o seu próprio bem-estar. Não o quanto aquela outra pessoa te machucou.

Se, depois de alguns meses, você descobrir que ainda está sofrendo muito por causa de tudo isso, considere procurar ajuda profissional alternativa. Um conselheiro de relacionamento pode ser capaz de tirar você da dor que você está sentindo para que você possa seguir em frente de uma maneira saudável. Recomendamos o serviço online do Relationship Hero - para se conectar com um conselheiro ou marcar um dia e hora para uma sessão.

Quando você vai começar a se sentir melhor?

Infelizmente, não há uma data de término absoluta que explicará quando você começará a doer menos. Muito depende do seu estado emocional individual, bem como da rapidez com que você se recupera das situações.

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Os diferentes estágios de luto que acontecem quando uma pessoa que amamos morre também podem ser aplicados à perda de relacionamento. A maioria das pessoas começa com a negação e a mágoa, depois muda para a raiva e / ou depressão ... mas por quanto tempo ficam nesse estado de raiva e depressão depende realmente delas.

A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. É uma escolha e todas as nossas ações são escolhas.

Se você está sofrendo profundamente por causa de um rompimento, reserve um tempo para ser bem claro em si mesmo sobre o que exatamente você está sofrendo.

Como você saberá que está começando a se sentir melhor?

Em primeiro lugar, quando seu pensamento imediato ao acordar não está centrado em seu ex.

Você pode acordar e ficar feliz que o sol está brilhando, ou você estará pensando sobre as coisas estranhas com as quais você sonhou. De repente, enquanto você coloca a chaleira no fogo para o chá ou está mexendo frutas em seu cereal, você vai perceber que ainda não tinha pensado em seu ex. E isso é um sinal muito bom.

Geralmente, você saberá que está começando a superar uma separação quando puder pensar em seu ex-parceiro e não ter uma onda instantânea de emoção forte. Nenhum lampejo de raiva, nenhuma onda de depressão. Você ainda pode sentir um pouco de dor de vez em quando, mas será capaz de pensar neles em termos mais neutros.

Por mais que demore, você chegará a esse lugar eventualmente, com ou sem ajuda.

Está lutando contra uma separação e precisa de ajuda para processar suas emoções? Converse online com um especialista em relacionamento do Relationship Hero que pode ajudá-lo a descobrir as coisas. Simplesmente.

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