Como ser mais assertivo em 5 etapas simples

O crescimento e desenvolvimento pessoal é uma das áreas-chave que a maioria das pessoas gostaria de melhorar em suas vidas. Além de ser mais gentil, paciente e compassivo , muitas pessoas também listam o aumento da assertividade como uma das facetas que gostariam de desenvolver, mas ainda não tiveram a confiança para tentar.

Muitas pessoas se impedem de conseguir o que querem de relacionamentos ou empregos porque têm medo de ser assertivas com suas preferências. Esses tipos de sulcos podem ser rompidos com apenas tempo e esforço para fazê-lo. Esperançosamente, essas recomendações podem ajudá-lo a sair de sua rotina e encontrar a autoconfiança que você tanto anseia.

1. Defina o que significa ser assertivo para você

É muito bom pesquisar e encontrar a definição Wiki do que significa ser assertivo, mas a maneira como você se vê agindo assertivamente pode ser muito diferente do padrão médio. Por exemplo, um site pode dizer que, para ser assertivo, você deve tentar conseguir um aumento no trabalho e invadir o escritório de seu chefe para exigi-lo.





Enquanto isso, no seu caso, ser mais assertivo pode envolver falar sobre realmente querer fazer o bolo com limão para a venda de bolos da sua comunidade este ano.

O contexto é tudo.



sinais de que ele não esqueceu sua ex esposa

2. Determine por que você não age de forma assertiva no momento

Sente-se e reserve um momento para se perguntar por que você não se sente capaz de ser assertivo em diferentes situações.

  • Você tem medo de conflito?
  • Você acha que suas preferências e opiniões não importam?
  • Ou que as pessoas se voltarão contra você se você falar o que pensa e defender sua posição?
  • Você foi ensinado que sua voz não importa?
  • Você está tão acostumado a agir abnegadamente que se sente um idiota egoísta por pensar em tentar fazer suas preferências conhecidas?

As mulheres, em particular, foram inundadas com a ideia de que precisam falar mansamente e passivamente para evitar ser rotulado de “mandão”, e que suas necessidades e desejos são secundários em relação a garantir que os outros sejam felizes. É realmente difícil se livrar desse tipo de condicionamento e muitas vezes pode levar anos ou mais para conseguir. Um grande medo que muitas mulheres têm quando se trata de recuperar sua assertividade é que seu parceiro possa deixá-las porque elas 'mudaram'. Se você acha que isso pode estar atrapalhando você, considere se seu relacionamento é saudável e positivo para se agarrar.

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3. Escreva uma lista de coisas sobre as quais ser assertivo

Quando se trata do tipo de assertividade que você gostaria de manifestar, é importante ter um objetivo em mente. O seu objetivo é impedir que alguém seja condescendente com você? Ou para ganhar uma promoção no trabalho? Você acha que tem um amigo vampiro emocional e gostaria de impedi-lo de sugá-lo? Ou talvez você queira experimentar novos restaurantes além daqueles que você e seu cônjuge frequentam o tempo todo?

Anote tudo isso e, enquanto você faz isso, classifique-os em termos de sua importância, com 10 sendo 'Eu realmente preciso resolver essa merda' e 1 sendo 'meh, se o status quo for mantido, ele ganhou me destrua ”. Você ainda pode trabalhar seu caminho até o 1 e resolver isso também, mas não precisa ser sua prioridade e sempre pode ser resolvido em um momento posterior.

Se você acha que foi aproveitado no escritório, ou se realmente não gosta da maneira como seu parceiro fala com você em certas situações, escreva isso na lista de coisas que gostaria de abordar, junto com frases que você acha que teria o melhor impacto em termos de resultados positivos.

O objetivo é fazer você se sentir confiante e confortável com sua nova assertividade, em vez de fazer você se sentir como se estivesse fingindo ser uma pessoa totalmente diferente. Sua assertividade será muito mais autêntica se vier como uma extensão natural de você mesmo, então use suas palavras e expressões em vez de fragmentos úteis oferecidos em livros de autoajuda.

Quatro. Mantenha um diário ou planilha

É aqui que você fará anotações sobre suas tentativas de ser mais assertivo e qual foi o resultado final. Anote os contratempos, bem como os sucessos, e seja honesto sobre o que você aprendeu. Se você achar que ser assertivo está sendo mais fácil do que você pensava, você pode acabar confiante demais a ponto de se tornar agressivamente assertivo, quando uma postura neutra é mais adequada para a situação. Não permita que a assertividade se transforme em arrogância ou domínio.

É tão importante lembrar quando calar a boca quanto saber quando defenda-se e se recusam a ser maltratados. Se a sua melhor amiga acabou de se separar do parceiro e quer fazer um filme e uma farra de sorvete, esse não seria o melhor momento para exigir sua escolha de filmes e sabores. Deixe ela ficar com isso.

O tempo desempenha um papel importante no sucesso, e é importante mergulhar na água antes de mergulhar, por assim dizer. Sim, é uma boa ideia avisar seu chefe que está na hora de você receber um aumento, mas um dia após a morte de sua mãe pode não ser o melhor momento para fazer isso, sabe?

5. Dê pequenos passos, mas mantenha seu curso

Você também deve estar ciente do fato de que, se você não foi terrivelmente assertivo no passado, você vai encontre resistência quando começar a tomar medidas para se manter firme. Pode haver discussões com familiares e amigos, tensão no trabalho, etc., portanto, você deve estar preparado para várias formas de reação adversa.

Por exemplo, se você está tendo uma discussão com seu parceiro e ele o interrompe, interrompa-o imediatamente, dizendo calmamente 'por favor, não me interrompa quando eu estiver falando'. Provavelmente, eles ficarão irritados e argumentativos, momento em que você pode deixar claro que não os interromperá quando eles estiverem falando e gostaria de ter a mesma cortesia. Dependendo do tipo de pessoa que eles são, isso pode resultar em tensão (ou porta batendo), mas se você for importante para eles, eles estarão dispostos a resolver as coisas com você e crescer juntos.

Não deixe que essas situações o dissuadam! Você pode precisar se sentar na banheira e dar um bom choro de vez em quando, quando alguém que está acostumado a vê-lo como capacho torce a calcinha por causa da sua nova voz. Fique com aqueles novos limites firmemente no lugar e você descobrirá que eles se adaptarão a você ou irão embora ... e se for o último, então não valia a pena tê-los por perto em primeiro lugar. Esse é um risco que você corre sempre que faz uma grande mudança em sua vida.

A comunicação é vital e é uma boa ideia sentar e conversar com as pessoas próximas a você sobre o fato de que você está tentando ser mais assertivo, bem como as suas razões para fazê-lo. Ao pedir seu apoio e incentivo, você pode descobrir que tem mais pessoas do seu lado do que você esperava, o que só ajudará a reforçar sua assertividade e ajudá-lo a alcançar seus objetivos.