12 maneiras de parar de pensar em algo

Se você está obcecado por um pensamento bom ou ruim, você está obcecado.

Se você não consegue parar de pensar em algo e isso está se tornando um problema para você, há muitas maneiras de resolver isso e seguir em frente.

Pode ser tão difícil controlar nossas mentes às vezes, e pode parecer impossível, mas é apenas uma questão de encontrar uma maneira que funcione para você.





É por isso que compilamos 12 ótimas maneiras de parar de pensar em algo, para que você possa passar a se sentir mais saudável e feliz em geral.

1. Aborde sua obsessão.

O primeiro passo para ajudá-lo a parar de pensar em algo é resolver o problema.



Em que sua mente está tão fixada?

Tire algum tempo para descobrir o que realmente está acontecendo e não tenha medo de cavar um pouco mais fundo. O que você está realmente tentando evitar pode nem sempre ser o que você pensa que é ...

Por exemplo, você pode estar estressado com uma apresentação no trabalho. Você decidiu que quer parar de pensar na apresentação, mas ela não parece estar fazendo você se sentir menos ansioso.



Isso pode ser porque a apresentação não é realmente o que está incomodando você - é o fato de que você está com medo de seu chefe. Esse é um problema totalmente diferente, e não vai embora, não importa o quanto você pare de pensar na apresentação.

Em vez disso, você precisa abordar o problema com seu chefe. Existe uma maneira de trabalhar em seu relacionamento com eles? Você pode falar com seu departamento de RH se houver um problema contínuo, como intimidação ou assédio, você pode denunciar a outra pessoa?

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Ao abordar o real emitir , você está um passo mais perto de encontrar o solução real.

Quanto mais você se aprofundar no que está conduzindo esses sentimentos e o que está fazendo você querer evitar algo, mais chance você tem de consertar - e ser capaz de parar de pensar nisso para sempre!

2. Converse e siga em frente.

Às vezes, pode ajudar a tirar nossos pensamentos de nosso sistema, em vez de prendê-los em nossa mente.

Isso pode significar falar sobre eles com um ente querido em quem realmente confiamos.

Permita-se ser completamente honesto sobre o que quer que você esteja tão focado - fale sobre como isso te faz sentir, quais resultados você está estressado ou animado, bem como Por quê você quer ser capaz de parar de pensar nisso.

Quanto mais aberto você puder ser, mais provável será que você possa fechar a porta em breve.

Se há algo em que você está tentando evitar pensar - mesmo que seja um Boa coisa - ter certeza de que seus amigos e familiares estão cientes disso pode realmente ajudar.

Pode ser difícil quando as pessoas ao seu redor mencionam tópicos que você está tentando evitar ativamente e informando o que não conversar com você pode fazer com que seja mais fácil parar de pensar em algo específico.

Diga a eles por que você está tentando evitar esses pensamentos e eles o apoiarão e compreenderão.

Quanto menos as outras pessoas lembrarem você daquilo em que você está tentando não pensar, menos 'gatilhos' existem e mais você pode se concentrar em abaixar a cabeça e seguir em frente.

3. Mantenha-se ocupado com outras coisas.

Esteja você tentando evitar algo que o deixa ansioso ou tentando manter a calma e parar de ficar muito animado com algo grande, ficar ocupado é o remédio perfeito para os pensamentos que estão girando e girando.

Mantenha sua mente distraída com outras coisas tanto quanto possível. Isso pode significar passar muito tempo com os amigos, ficar ativo, fazer algo simples como quebra-cabeças para que seu cérebro se concentre nisso, ou até mesmo assistir a um grande programa.

O que quer que ocupe a sua mente e canse o seu corpo é o ideal!

4. Solucione os problemas dos resultados possíveis.

Ok, digamos que você esteja evitando pensar em algo porque isso causa sentimentos negativos, seja estresse, ansiedade ou tristeza.

Muitas vezes ficamos tão presos em nossos sentimentos, especialmente aqueles de que não gostamos, que realmente não os exploramos muito. Isso é compreensível - por que você gostaria de ficar com essas emoções por mais tempo do que o necessário?

No entanto, ao abordar os sentimentos, você pode realmente encontrar maneiras de superá-los.

Faça uma lista dos resultados de que você tem medo. Digamos que você esteja preocupado em perder seu emprego por qualquer motivo. Para ser capaz de parar de pensar nisso, você precisa pensar nos resultados possíveis desse acontecimento, solucioná-los e seguir em frente.

Ao encontrar soluções para possíveis problemas relacionados aos seus sentimentos, você pode obter um fechamento e, eventualmente, parar de pensar sobre o assunto.

Por exemplo, perder o emprego pode resultar em uma série de resultados, incluindo dificuldade para pagar o aluguel, sentir-se envergonhado, ter dificuldade para conseguir um novo emprego, etc.

Então, vamos solucionar esses resultados possíveis ...

Você pode começar a economizar dinheiro agora, fazendo alguns pequenos cortes, você pode falar com seus entes queridos que lhe darão um impulso de confiança e apoiá-lo, você pode melhorar seu currículo e começar a falar com algumas agências de recrutamento.

De repente, aquilo em que você está tentando evitar pensar é menos assustador porque você reconheceu os outros problemas que isso pode causar, e você sabe que terá um plano em vigor caso esses problemas surjam.

5. Não exagere sobre as coisas boas!

Isso é semelhante ao nosso ponto acima, mas é focado em um pensamento mais positivo que você está tentando evitar.

Talvez você esteja tentando não pensar na festa de aniversário que está chegando ou no feriado que reservou.

Você pode estar tentando evitar pensar sobre essas coisas porque tem medo de que elas não aconteçam. Se for esse o caso, você pode seguir uma abordagem de solução de problemas semelhante.

Digamos que sua festa seja cancelada por algum motivo. Quais são suas outras opções? Por ter algumas alternativas em mente, você não está colocando tudo neste evento que está acontecendo.

Você está mais aberto às mudanças e mais flexível e confortável se as coisas precisarem ser alteradas no último minuto.

Por ter algumas outras ideias prontas para usar, você não se sentirá instantaneamente desapontado ou aborrecido porque já tem algumas alternativas incríveis prontas!

Da mesma forma, você pode estar muito animado e só quer voltar a se sentir mais equilibrado. Você pode ajudar a se sentir mais equilibrado pensando sobre Por quê você está tão animado.

Talvez você mal possa esperar para ver alguns amigos, e isso está fazendo você se sentir muito animado ou superestimulado. Em vez de ir de 0 a 100, você pode começar lentamente a aumentar para 5 ou 10 a partir de agora até que o evento aconteça.

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Isso pode envolver algumas videochamadas com amigos antes de uma grande festa, para que você fique menos sobrecarregado quando isso acontecer.

Pode ser útil tomar algumas medidas para se preparar para um feriado, de modo que você fique menos fixado em um único evento acontecendo - talvez comece a fazer as malas agora ou montar um roteiro de viagem.

Sim, isso tecnicamente significa que você está pensando sobre isso, mas torna muito mais gerenciável em um nível emocional. Em vez de um grande evento, você tem alguns estágios de preparação que o ajudarão a gerenciar melhor suas emoções.

6. Fantasie sobre novas possibilidades.

Se você é um sonhador ou se fixa em uma fantasia específica sobre o seu futuro, isso pode realmente ajudá-lo. Você pode estar tentando suavizar sua imaginação para não se deixar levar ou se fixar em um único resultado.

Em vez de se fixar em uma possibilidade, pense em uma série de opções!

Isso significa que você se tornará menos apegado emocionalmente ao seu sonho e ele efetivamente terá menos controle e controle sobre você, tornando mais fácil parar de pensar nele.

7. Medite e pratique a atenção plena.

Uma das melhores maneiras de tirar nossas mentes de algo é meditar. Esta é uma ótima maneira de aquietar a mente e se concentrar em simplesmente existir no presente.

Esteja você tentando parar de pensar em algo desagradável ou tentando não sonhar muito acordado, você pode se beneficiar de um pouco de atenção plena.

Uma das melhores maneiras de praticar a atenção plena é entrar em algo chamado 'observar'. Esta é uma maneira de gerenciar seus pensamentos e emoções enquanto você medita.

Basicamente, envolve reconhecer as distrações que surgem enquanto você medita e observar se são sensações físicas (coceira na perna, dor nas costas etc.) ou pensamentos.

Ao lidar com as distrações, você pode deixá-las passar por cima de você - muitas vezes, quando tentamos demais evitar um pensamento, ele fica preso em nossas mentes e não podemos deixar de nos fixar nele.

Existem muitos aplicativos incríveis por aí que podem guiá-lo através da meditação, caso você ainda não tenha feito isso. Coloque uma música calmante, fique confortável e prepare-se para sair da zona!

Quanto mais regularmente você puder meditar, mais sua mente se acostumará a ficar descansada e à vontade. Felizmente, quando certos pensamentos surgirem, você pode simplesmente deixá-los passar por sua mente, em vez de se fixar ou ficar obcecado por eles.

Ao adquirir esse hábito, nossas mentes conectam esse tempo de meditação com estar mais relaxado e sem se concentrar muito em nenhum pensamento.

8. Descanse e concentre-se no autocuidado.

Se você está achando difícil deixar um certo pensamento chegar ao ponto em que deseja desesperadamente ser capaz de simplesmente não pensar em algo, talvez precise de mais descanso!

Pode soar como uma desculpa, mas quando estamos cansados, nossas mentes podem facilmente fugir de si mesmas.

Se não estamos dormindo ou relaxando o suficiente, nossos níveis de estresse aumentam, o que pode significar que nossas mentes se prendem a um pensamento e de repente isso é tudo podemos pensar.

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Você já percebeu que aquilo em que está tentando evitar pensar não é nem mesmo um grande problema? Em vez disso, é a estranha obsessão que seu cérebro tem por ele que está fazendo você se sentir mais ansioso ou estressado?

Se isso parece familiar, é muito provável que você esteja mentalmente e emocionalmente esgotado e precise de um pouco mais de descanso.

Lembre-se de que coisas como uma dieta saudável, alguns exercícios, água suficiente, luz solar e ar fresco fazem diferença em como você se sente.

Se você está lutando com seus pensamentos e sente que não tem controle sobre sua mente agora, concentre-se em seu bem-estar.

Essa energia que você está colocando obcecado com aquilo em que está pensando? Canalize isso para o autocuidado e preencha seu tempo livre com ioga, máscaras faciais, terapia, alongamento, sentado ao sol.

Faça o que puder para se sentir melhor e sua mente irá relaxar naturalmente, ajudando você a parar de pensar em algo que está incomodando você.

9. Lembre-se de que isso vai passar.

Novamente, este pode parecer muito básico ou muito fácil - mas ajuda. Depois de perceber que esses pensamentos não o atormentarão para sempre, e que em breve você estará livre de tudo o que está obscurecendo você, você achará mais fácil deixar essas coisas irem e parar de se fixar.

O que tende a acontecer, principalmente com os pensamentos negativos, é que a gente tem um pensamento, isso nos incomoda, a gente tenta descartar, focamos no quanto nos sentimos mal por causa dele, o pensamento volta porque a gente continua focando em como ele nos fez sentir - e assim por diante.

Isso pode se aplicar a pensamentos positivos, mas em vez de nos sentirmos desconfortáveis, nos sentimos animados ou felizes, ou isso desencadeia uma liberação de dopamina (um hormônio da sensação de bem-estar) e, então, ficamos presos ao ciclo.

Tente se lembrar que esse pensamento não o atormentará por muito mais tempo, e você será capaz de parar de ficar obcecado e pensar sobre isso.

10. Pratique ser espontâneo.

Algumas dessas sugestões são mais direcionadas a pessoas que têm dificuldade em parar de se concentrar em um pensamento negativo. Mas e se você estiver tentando parar de pensar em algo que o entusiasma?

Se você está muito animado com algo, há uma chance de que você planejou tudo em sua cabeça. Ser um planejador é ótimo em muitos aspectos, mas também pode fazer com que você se torne obsessivo por pequenos detalhes.

Se você está tentando evitar pensar em algo que planejou, pode dar alguns pequenos passos.

Por exemplo, tente fazer algumas coisas não planejadas! Não precisa ser nada como chegar a um aeroporto e reservar o próximo voo, não se preocupe.

Pode ser algo como ligar para alguém sem agendar com antecedência, pegar um café só porque você passou por um lugar que parece bom ou encontrar um lugar para jantar sem fazer uma reserva primeiro.

Estas são algumas maneiras legais de se acostumar a não planejar, e você pode fazê-las com um amigo se não se sentir confortável em tentar sozinho ainda.

Quanto mais você se sentir confortável em não planejar as coisas ou não saber os detalhes exatos e minúsculos, mais você começará a aliviar esse pensamento obsessivo.

Se você está se concentrando em pensar em algo que planejou, dar um passo para trás pode realmente ajudar.

Acostume-se a ficar um pouco desconfortável e fazer as coisas sem mapear cada minuto do evento. Isso o ajudará a parar de pensar em algo que está passando por sua mente, e você poderá desfrutar mais de estar no presente.

11. Terapia de imersão.

Isso não funciona para todos! No entanto, algumas pessoas podem achar útil passar algum tempo concentrando-se no pensamento que desejam evitar. Parece ao contrário, nós sabemos, mas tenha paciência conosco ...

Às vezes, os pensamentos se tornam muito difíceis de evitar porque tentamos fechá-los assim que surgem. Por exemplo, seu ex pode aparecer na sua cabeça, mas você não quer lidar com a sensação - em vez disso, você pula em uma esteira, aumenta o volume da música ou sai para beber com os amigos.

As táticas de prevenção podem funcionar para algumas pessoas e manter-se ocupado pode ser uma grande distração, conforme mencionado anteriormente neste artigo. No entanto, alguns de nós precisam sentar-se totalmente com nossos pensamentos antes de podermos prosseguir com eles.

Certifique-se de ter um forte sistema de apoio ao seu redor e permita-se explorar o pensamento que você está tentando evitar. Este mergulho profundo único o ajudará a longo prazo e tornará mais fácil parar de pensar nisso.

Deixe-se chorar e chafurdar, sentir seus sentimentos e reconheça o que está acontecendo em sua mente.

Ter esse tempo pode trazer a você uma espécie de encerramento, o que tornará mais fácil então parar de pensar sobre a questão como um todo.

12. Procure ajuda profissional.

Se você está lutando para parar de pensar em algo (seja negativo ou emocionante) e está começando a afetar sua vida ou bem-estar, pode valer a pena falar com alguém que pode realmente ajudar.

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Buscar ajuda profissional permitirá que você encontre maneiras de superar padrões de pensamento obsessivos. Eles poderão oferecer algumas sugestões de como quebrar o seu ciclo de pensamento, como a TCC - ou Terapia Cognitivo-Comportamental.

Isso pode ajudá-lo a formar padrões ou hábitos mais saudáveis ​​que, em última análise, o ajudarão a parar de pensar em algo que o está afetando.

Se você acha que precisa de ajuda profissional, clique aqui para encontrar um conselheiro perto de você, ou alguém que possa trabalhar com você online no conforto da sua casa.

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Sugerimos experimentar algumas táticas diferentes para ver o que funciona melhor para você. Lembre-se de que isso não mudará da noite para o dia e que cuidar de nós mesmos e de nossas mentes é um compromisso de longo prazo.

Comece hoje implementando alguns hábitos saudáveis, cercando-se de entes queridos e procurando ajuda profissional se as coisas parecerem fora de controle.

Ainda não sabe como parar de pensar em algo? Fale com um conselheiro hoje que pode orientá-lo durante o processo. Basta clicar aqui para se conectar com um.

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