“Eu sinto que estou vivendo no piloto automático” – 15 coisas para fazer

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  ilustração de mulher triste vivendo no piloto automático, andando em círculo

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“Todo dia parece exatamente o mesmo. Eu nem tenho certeza do que estou fazendo o dia todo. Estou apenas seguindo os movimentos.

Você já experimentou algum desses pensamentos ou sentimentos? Se você tem, certamente não está sozinho.





Alguns se referem a ele como viver no “piloto automático”; outros o descrevem como apenas vivendo, mas não estando realmente presente. Como quer que você chame, isso pode afetar seriamente sua saúde mental e bem-estar. Pode levar a ansiedade, depressão e sentimentos de isolamento.

Este artigo descreve brevemente alguns sinais comuns para que você possa reconhecer como é viver no piloto automático e, em seguida, explorar o que você pode fazer para melhorar esse sentimento. Certifique-se de fazer anotações e ler até o fim para descobrir como parar de viver no piloto automático.



Não tem certeza se você está vivendo no piloto automático? Verifique estes sinais:



  • Sua vida é muito previsível a cada dia.
  • Você está mentalmente checado.
  • Você se esforça para lembrar detalhes.
  • Você faz as coisas sem pensar.
  • Você se compromete demais.
  • Você teme o dia seguinte.

15 dicas para desligar o piloto automático

Depois de reconhecer os sinais, você pode trabalhar para fazer alterações. Primeiro, reconheça que você está no piloto automático e, em seguida, crie um plano para sair desse headspace.

Leia este artigo até o final para que você possa anotar todas as 15 dicas e como elas podem ser aplicadas em sua vida. Então, é hora de voltar para o banco do motorista e recuperar o controle.

E não tenha medo de falar com um terapeuta credenciado e experiente para ajudá-lo a explorar por que você se sente preso no piloto automático e o que deve fazer a respeito. Você pode querer tentar falando com um via BetterHelp.com para atendimento de qualidade da maneira mais conveniente.

1. Aumente sua autoconsciência.

Imagine a autoconsciência como um músculo. Você deve fazer um esforço para praticá-lo a fim de desenvolver a força para fazê-lo. Embora exija algum esforço, é essencial sair do piloto automático se você deseja se tornar a melhor versão de si mesmo.

Quando você aumenta sua autoconsciência, concentra-se em sua narrativa interna e em seus pensamentos, sentimentos e valores. Desenvolver a autoconsciência exige coragem e humildade. Você deve estar disposto a se sentar no desconforto para identificar sua origem.

Então você deve permitir que o desconforto exista e aprender a lidar com ele. A autoconsciência pode ajudá-lo a reconhecer os sinais de viver no piloto automático para que você possa identificar quais etapas são necessárias para fazer uma mudança.

Tornar-se uma pessoa mais autoconsciente traz muitos benefícios além de se sentir mais no controle de sua vida, colocar o cinto de segurança e ser o motorista; os benefícios da autoconsciência inundam todas as áreas da vida. Por exemplo, pode melhorar relacionamentos e habilidades de comunicação, diminuir o estresse e ajudar a evitar conflitos emocionais.

Aumentar sua autoconsciência o ajudará a identificar quais partes de sua vida estão lhe trazendo alegria e quais partes estão sobrecarregando você. No entanto, no centro da autoconsciência, você encontrará a autorreflexão, outro músculo que precisa ser treinado.

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A autorreflexão é o processo de acessar seus próprios pensamentos, sentimentos, emoções e valores. Imagine-se olhando para um espelho, mas em vez de ver um reflexo físico, você se depara com o que está por dentro.

Praticar a autorreflexão regularmente pode ajudar a garantir que você não esteja funcionando no piloto automático, mas fazendo escolhas que apoiem uma vida cheia de alegria. Pode ajudá-lo a processar seus sentimentos, pensamentos e valores e avaliar quais mudanças precisam ser feitas para melhorar a si mesmo também. Por meio da autorreflexão, você pode aumentar sua autoconsciência e fazer mudanças para não apenas existir na vida mas ao vivo isso totalmente.

Como você pode aumentar sua autoconsciência?

  • Pratique ficar presente e no momento. Isso o ajudará a identificar vários gatilhos emocionais e a explorar suas respostas a eles.
  • Observe seus sentimentos.
  • Investigue quais são seus gatilhos.
  • Identificar padrões de pensamento, comportamento e emoções.
  • Aumente sua auto-curiosidade e aprenda mais sobre si mesmo.

2. Encontre sua bússola interna.

Quando estamos vivendo no piloto automático e Todo dia é o mesmo , muitas vezes nos falta direção e motivação. Reserve um tempo para encontrar sua bússola interna e redefinir sua vida, para que você viva em harmonia com ela. Faça a si mesmo perguntas como: “O que eu quero da vida? Onde espero estar daqui a um ano? O que falta na minha vida?”

Sua bússola interna é o que o guia pela vida. Se você está vivendo no piloto automático e apenas seguindo os movimentos, é hora de dar um passo para trás e se conectar consigo mesmo.

Não tem certeza se você tem uma bússola interna? Não se preocupe, você tem. Mas você pode ter que silenciar o barulho e cavar fundo em si mesmo. Sua bússola interna é o que fortalece o relacionamento entre seu ser físico e sua alma. Pode ajudá-lo a orientar-se pela vida e a tomar decisões, e pode dar-lhe uma noção de para onde está indo e por quê.

Imagine-o como um sistema de orientação interno. Sua bússola interna pode ajudá-lo a recuperar o controle de sua vida e vivê-la com intenção e significado. Ajuda você a se conectar mais consigo mesmo. Em vez de olhar para o mundo em busca de respostas, você se voltará para dentro.

Não se trata apenas de encontrar sua bússola interna, mas também de aprender a confiar nela. Você deve aprender a ouvir o que ele diz e confiar que ele o está guiando para onde você precisa ir. Em momentos desafiadores em que você se sente inseguro e sobrecarregado, lembre-se de se interiorizar, ouvir e sentir sua bússola interna.

Sente-se com seus sentimentos e se preocupe menos com o que os outros pensam de você. Em vez disso, concentre-se no que você pensa de si mesmo. Observe seus sentimentos, preste atenção ao que os desencadeou e crie o hábito de se voltar para dentro.

Ao acessar sua bússola interna, você deixará de viver a vida no piloto automático e, em vez disso, começará a viver com autenticidade. Sua bússola interna é como um sistema de orientação que constantemente oferece informações sobre você e seus sentimentos, mas precisamos desacelerar, ficar quietos e permitir que ela nos guie.

Ouvir sua bússola interna requer consistência e esforço. Pode fornecer informações com as quais você se sente desconfortável ou incentivá-lo a deixar sua zona de conforto e explorar. É aqui que confiar em si mesmo se torna integral.

3. Empurre além de sua zona de conforto.

Uma “zona de conforto” refere-se a um estado mental e psicológico em que as coisas parecem seguras, familiares e previsíveis. Viver na sua zona de conforto é bom... até certo ponto. Você sempre sabe o que vai acontecer porque é previsível e há menos incerteza.

No entanto, sua zona de conforto é um espaço seguro e é preciso muita força de vontade para desocupar. Você deve constantemente se afastar da certeza para poder mergulhar no incerto.

Como você pode ir além da sua zona de conforto?

  • Faça algo fora do comum.
  • Viaje para um novo lugar.
  • Mude sua rotina diária.
  • Saia e seja voluntário.
  • Enfrente um dos seus medos.
  • Seja vulnerável com amigos e entes queridos.
  • Tente uma nova forma de exercício.

Viver em sua zona de conforto é bom, mas pode deixá-lo menos feliz e, ao mesmo tempo, limitar seu potencial. Você precisa ultrapassar os limites de sua zona de conforto para viver sua melhor vida. Se você ainda precisa ser convencido, abaixo estão algumas razões pelas quais você precisa sair de sua zona de conforto.

Sair da zona de conforto:

  • Dá permissão para explorar oportunidades e aprender mais sobre você como pessoa
  • Melhora sua autoconfiança
  • Aumenta seu pensamento criativo